CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém recebe pela primeira vez a Reunião Anual de Cátedras do Camões I.P, no Brasil

Durante o encontro foram discutidas possibilidades de colaboração entre as instituições envolvidas para o ano de 2020

Redação Integrada
fonte

Pela primeira vez a capital paraense sediou a Reunião Anual das Cátedras do Instituto Camões, I. P. no Brasil, realizada na manhã desta segunda-feira (14) no prédio histórico do Convento dos Mercedários. Do encontro, destinado a compartilhar resultados das atividades desenvolvidas pelas Cátedras e discutir possibilidades de colaboração para o ano de 2020, participaram o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; o Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral; o presidente do Camões, I.P., Luis Faro Gomes; e representantes das outras cinco cátedras apoiadas pelo Camões, I.P. no Brasil.

Durante o encontro foram apresentados relatos dos trabalhos de pesquisa, estudo e divulgação das culturas de língua portuguesa apoiados e desenvolvidos pelas Cátedras brasileiras, presentes em cinco cidades: São Paulo (USP), Salvador (Uneb), Belo Horizonte (PUC Minas), Rio de Janeiro (PUC Rio), Belém (UFPA) e Brasília (UnB).

image O encontro foi conduzido pelo embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral; pelo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; e pelo presidente do Camões, I.P., Luis Faro Gomes; (Divulgação)

Atuação

Criada em 2018, a Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA) tem por missão estreitar os laços de cooperação entre instituições de pesquisa brasileiras e portuguesas. Na UFPA, a Cátedra está diretamente vinculada à Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) e ao Programa de Pós-Graduação em História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

O nome a ela atribuído é uma homenagem a um dos maiores historiadores lusitanos com atuação no mundo amazônico e enfatiza os estudos nos campos da História e da Cultura, bem como as suas interfaces com os estudos de patrimônio, literatura, artes, urbanismo, e áreas afins. Desse modo, a Cátedra Camões, I.P. | UFPA desenvolve atividades que promovam e disseminem a história e a cultura luso-amazônica no Pará, a exemplo da exposição “Maria da Glória: Princesa do Grão-Pará e Rainha de Portugal”, que será aberta hoje, às 19h, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).

A mostra relembra os 200 anos de nascimento de D. Maria II, princesa da província mais importante do Brasil Imperial, o Grão-Pará, e segunda mulher a ocupar o trono de Portugal, e destaca também as relações culturais luso-amazônicas do século XIX. A exposição é aberta ao público e pode ser visitada no período de 15 de outubro a 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h30 as 17h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA