CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Banda Patuá apresenta repertório especial para volta da quadra junina em Belém

Tradição e recomeço marcam o retorno da banda para a quadra junina na cidade

Thainá Dias

A banda paraense Patuá, após dois anos de ausência durante a pandemia, retorna para a quadra junina na cidade. Com repertório especial para o mês de junho, o grupo já tem uma série de apresentações confirmadas na noite paraense, em locais como Casa Namata, Boteco Casa Amarela e Dandara Restô.

Segundo o vocalista da banda, Juan Paladino, “a banda nasceu um pouco antes da pandemia, durante o carnaval, como um projeto autoral e de misturas de ritmos que influenciam a cultura paraense. Como somos artistas de outras linguagens, também, pensamos em um som que, além de ancestralidade, tivesse memória afetiva envolvida. Pensamos, mas os desafios dessa época foram intensos. Fizemos gravações em home studio, mas os encontros eram raros devido ao cenário de pandemia. Só conseguimos estreitar em 2021, depois que as medidas de prevenção à covid foram flexibilizadas”, explicou o cantor.

Para as apresentações deste mês, Juan destaca que “o público vai encontrar uma ambientação sonora adequada a quadra junina, um show pensado como a proposta da banda em ser dançante e empolgante. Um recorte, na verdade, uma colagem de músicas que estão no nosso canto popular. Um respeito aos modos de vida, seja do agricultor, do boiadeiro, da pessoa da cidade ou de falar de amor. É o que traz as letras das músicas e a nossa forma de trabalho. E o retorno do público tem sido gratificante. Já fizemos shows em Santa Izabel, Cumbu, estabelecimento de Belém, estivemos no Circular Campina-Cidade Velha e ainda temos show em Abaetetuba e Ananindeua. Sempre bem recebidos e dando calor para as pessoas que já não aguentavam mais ficar em casa e gostariam de ouvir uma boa música e dançar juntinho que é bom demais”.

O mês de junho dá brilho e pertencimento ao repertório apreciado pela banda, que possui como objetivo expandir o conceito de música latina, nordestina e paraense. Neste repertório, o grupo valoriza a tradição e o imaginário popular junino, assim como lugares, sabores e clima que a festa dos padroeiros Santo Antônio, São Pedro e São João, no sincretismo Xangô, exigem.

 

O saxofone de André Gesiel, percussão de Diego Vattos e voz/violão de Juan Paladino, celebram a memória afetiva dos folguedos, quermesses e brincadeiras da festa junina. A banda agrega ritmos e compositores regionais, preservando como referência a música paraense, além de apresentar um show envolvente e caloroso. 

Entre as músicas que animarão o público da capital paraense e interior do estado, estão grandes sucessos como: Riso Cristalino (Dominguinhos), Xote das Meninas (Luiz Gonzaga) e Frevo Mulher (Zé Ramalho). “Da nossa estreia em bares pra cá, há seis meses, estamos confiantes e perseverantes, reinventando, sendo ouvidos e ouvindo o público. Foi assim que foi imaginado esse repertório junino, com as lembranças e vivacidade da época. A gente espera que todos os santos estejam com a gente, pois estamos com a agenda lotada. Investir em um projeto assim só nos dar bons retornos e estávamos precisando nos movimentar dessa maneira, no ritmo das quadrilhas, do xote, das marcantes e do carimbó, que são as nossas bandeiras esse mês”, concluiu o vocalista.

A banda Patuá foi criada em 2020 através da experiência e hereditariedade artística que seus integrantes trazem consigo. Desde então realizam shows na Região Metropolitana de Belém e interiores. Provenientes de várias vertentes artística como blocos, batuques de rua, teatro, música, produção e ativismo, o grupo cruza o novo e a tradição para promover resistência cultural através de seu trabalho inspirado em memória afetiva e em influências que moldaram e moldam até hoje a cultura amazônida.

 

Agende-se

Próximos shows da “Banda Patuá” com repertório especial junino

Data: 11/06 a 17/06

Hora: 21h

Local: Boteco Casa Amarela (Av. Rômulo Maiorana, n º 1859)

 

Data: 16/06

Horário: 19h

Local: Casa Namata (Av. Conselheiro Furtado, 287)

 

Data: 18/06

Hora: 13h

Local: Dandara Restô (14 de março, 1783, altos Nazaré, atrás da basílica)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA