CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Artistas se pronunciam sobre manchas de óleo no Nordeste

Alguns mobilizam voluntários para limpeza das praias, outros cobram ação do governo federal

Redação Integrada
fonte

Famosos cobram ações do governo federal, em suas redes sociais, sobre as machas de óleo que apareceram no litoral nordestino, além de elogiarem os voluntários que estão trabalhando para amenizar os danos ambientais. Dentre os famosos que se pronunciaram estão Ivete Sangalo, Bela Gil, Leandra Leal, Daniela Mercury, Sônia Braga, Patrícia Pillar e Whindersson Nunes.

Bela Gil diz se sentir agradecida pela ajuda da população na retirada do óleo e que ficou envergonhada pela falta de atitude do governo federal, enquanto que Daniela Mercury pede aos seguidores que cliquem em seu stories, para ajudar os voluntários a comprar os materiais necessários para limpeza das praias.

 

Já Leandra Leal se refere diretamente ao Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e pergunta quando é que serão tomadas medidas concretas para acabar com o óleo.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sr. Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles: quando é que vamos parar de debater quais estatísticas são verdadeiras, quais são falsas e qual é a origem desse petróleo cru que invadiu o nosso litoral nordestino pra partirmos, de fato, pra um plano de ação? Quando o senhor vai parar de jogar a culpa em outros países, em ONGs, inventando polêmicas, e assumir a responsabilidade que o seu cargo exige? Precisamos de ações concretas nas áreas atingidas e não de guerra de narrativa no Twitter! Existe um Plano de Contingenciamento protocolar previsto em lei para desastre ambiental. Estamos falando do maior desastre ambiental no Brasil, mas ao que parece, o senhor não entendeu ainda a proporção dessa contaminação. Eu posso ajudar e explicar: já foram 200 localidades atingidas e 78 municípios afetados nos nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Até agora. Esse fim de semana, fomos bombardeados com vídeos e relatos de pessoas que foram voluntariamente tirar o óleo das praias no braço! São pessoas que, para além do amor que sentem pela natureza, tb dependem dela pra sobreviver. Esse desastre sem precedentes não acaba só com a biodiversidade da região: ela extermina tb possibilidades de sustento de mtas famílias. É inadmissível que este ministério ainda não tenha se organizado em ações efetivas e centralizadas para o imediato controle do avanço dessas manchas e em força tarefa pra conter os locais já afetados. Não é possível que o único movimento que estamos testemunhando seja o de voluntários, de ONGs, da Marinha do Brasil e da equipe incansável do IBAMA. Qualquer outro país já teria parado diante de uma situação como essa. Sejamos sérios! Nesse momento, precisamos proteger as nossas praias. Deixei nos stories algumas ações pra redução dos danos. E, como cidadã brasileira, estou aqui exercendo o meu direito e pedindo esclarecimentos e soluções aos nossos representantes. Seguirei, como sempre, acompanhando atentamente a situação. Viva o Nordeste! #MeioAmbiente #Ibama #TragédiaAmbiental #Petroleo #Nordeste 🎥: @euamosjcg

Uma publicação compartilhada por Leandra Leal (@leandraleal) em

Whindersson Nunes agradeceu aos moradores por ajudarem na limpeza, e ressaltou que as tartarugas e peixes estão morrendo por causa do incidente.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Rapaz mas é uma putaria muito grande um negócio desses.. 187 localidades do Nordeste, eu disse CENTO E OITENTA E SETE localidades atingidas por essa disgraça dessa merda desse carai desse óleo. A maior barreira de corais do mundo (no último vídeo) quase foi melada de óleo. A população que vive da pesca e do turismo fazendo de tudo pra limpar o lugar de onde vem o sustento. Tartaruga, golfinhos e peixes morrendo nessa bosta de óleo. Ninguém sabe de onde vem, ninguém sabe quem foi, ninguém sabe de nada, ninguém nunca sabe de porra nenhuma. Meus amigos que estão ajudando a limpar, muito obrigado e tomem cuidado que esse óleo é tóxico, se alguém das cidades puder disponibilizar luvas e botas pros voluntários eu vou ficar muito agradecido, até propaganda de graça eu faço, ninguém merece isso. O Nordeste sempre foi receptivo e carinhoso com todos, precisamos das praias limpas pra receber vocês.. Talvez esse óleo tenha que sair na torneira de alguém pra ser resolvido. Que disgraça.

Uma publicação compartilhada por Whindersson Nunes (@whinderssonnunes) em

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), divulgados na segunda-feira, 21, as manchas começaram a aparecer no fim de agosto e 200 praias já foram atingidas. Algumas que são consideradas locais turísticos também foram afetadas, como a Praia dos Carneiros, em Pernambuco, Itacaré, na Bahia e Barra de São Miguel, em Alagoas. 

Confira agora mais depoimentos dos famosos:

Sônia Braga

Atriz fez uma série de postagens, a última delas foi um vídeo com os moradores da região reunidos em um mutirão de limpeza

 

Daniela Mercury falou sobre a atuação das ONGs, como o Greenpeace

 

Ivete Sangalo

 

Patrícia Pillar

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Homens, mulheres e até crianças, além de ONGs e instituições, estão arregaçando as mangas para cuidar de nossas praias e, assim, nos ensinam muito! Diante de mais um episódio de morosidade e falta de investimento do governo federal, eles nos mostram que nossa existência, e mais emergencialmente a deles mesmos, depende dos recursos naturais. Mas é importante que se alerte também para os perigos reais da exposição ao petróleo e da importância do uso de equipamentos adequados! É hora das autoridades agirem para resolver o problema de vez, e também para zelar pela saúde dos voluntários! E daqui pra frente, vamos também cobrar por mais investimentos em tecnologias para reparação e prevenção de danos, e para melhorar a vida de quem vive do mar. #ÓleonoNordeste

Uma publicação compartilhada por Patricia Pillar (@patriciapillar) em

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA