Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Arte Pará 2021 realiza aula remota para comunidades rurais com a mostra atual do salão como tema

O professor Helder Ribeiro vai ministrar a aula, que tem como tema as artes contemporâneas

Lucas Costa

O Arte Pará 2021 continua ativo. Nesta quinta-feira, 13, é a vez da educação entrar em jogo mais uma vez nas atividades do salão. Uma aula especial do Sistema Educacional Interativo (SEI), importante Centro de Mídia da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), terá a mostra atual do Arte Pará como tema central.

A aula de Artes Visuais será ministrada de forma remota para mais de 130 comunidades rurais do Pará, sendo 38% delas no Marajó. O professor Helder Ribeiro, do componente Arte do SEI, é quem vai ministrar a aula, que tem como tema as artes contemporâneas.

“Vamos falar sobre arte contemporânea, mas todas nossas aulas são planejadas no documento da base curricular, seguindo habilidades, objetivos e categorias cognitivas que o aluno precisa entender e aprender. O objetivo dessa aula é entender a própria cultura relacionando a partir das linguagens, o patrimônio artístico regional, com as obras de pessoas e grupos”, explica o professor, que destaca também o movimento de compreensão da arte contemporânea pelos alunos.

“A gente começa com arte contemporânea, falando sobre a motivação básica que a arte contemporânea tem de criar diálogos com a cultura popular, o significado da sua representação, passando pela sociedade, e vai determinar épocas e formas das pessoas agirem dentro de uma sociedade”, completa Helder.

Depois da aula em que os alunos irão analisar as obras presentes na mostra “Uma história da videoarte na Amazônia (episódio I): Pará”, que compõe o Arte Pará 2021, Helder seguirá a formação dos alunos com a apresentação de outros movimentos artísticos. “Depois dessa conversa sobre entendimento e propósito, seguimos o conteúdo sobre movimentos artísticos e os que são mais fundamentais dentro da história da arte. Finalizo essa ação de aula falando sobre arte urbana”, adianta o professor.

O salão Arte Pará tem sua mostra totalmente virtual em 2021. Sob curadoria de Paulo Herkenhoff, e curadoria adjunta de Roberta Maiorana, a edição carrega como conceito “Uma História da Videoarte na Amazônia (episódio 1): Pará”, reunindo trabalhos de 46 artistas convidados. A mostra está disponível no site www.artepara2021.com.

O Arte Pará 2021 é realizado pela Fundação Romulo Maiorana, e tem como patrocinador novamente a Fibra Centro Universitário, renovando a parceria que existe desde 2012. O salão tem ainda apoio do Grupo Liberal e Instituto Inclusartiz.

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA