Angelo Kafunlumizo lança livro sobre Geografia e o Candomblé
O livro reflete a Lei nº 10.639 de 2003 ao estabelecer as diretrizes e bases da educação do país, incluindo no currículo a obrigatoriedade da temática 'História e Cultura Afro-Brasileira'

Pensando em levantar um debate nas salas de aula sobre as relações étnicas raciais, o escritor Tata Angelo Kafunlumizo lançou nesta quinta-feira, 20, nas plataformas digitais, o livro "Geografia ao toque de atabaques", que reflete a Lei nº 10.639 de 2003 - assinada pelo ex-presidente Lula - e que altera a Lei no 9.394, de 1996, ao estabelecer as diretrizes e bases da educação do país, incluindo no currículo a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". No livro o autor discute o ensino da geografia, com abordagem pedagógica no terreiro de candomblé.
VEJA MAIS
Angelo é professor de geografia e escreve desde 2018. Ele afirma que um dos objetivos do livro é seguir outras lógicas de espaço e lugar. "Pensar um território de matriz africana como fonte de conhecimento no combate ao racismo. A obra aborda questões fundamentais para conteúdos de geografia com perspectiva critica antirracista como fundamento da geografia, história e geografia dos terreiros de candomblé e por fim compõe planos de aula com conteúdos para desenvolvimento entre a escola e espaços de matriz africana", disse.
O livro perpassa por questões sociais, a dinâmica de terreiro, valores civilizatórios, circularidade, territorialidade, relembra Kafunlumizo. "Sistema de crença. A forma como o postinho de santo se apresenta. Eu tenho outros trabalhos, mas este tem um tom especial, porque ele é fruto do resultado de um TCC. Falo sobre as relações étnicas raciais. Eu sempre tive essa necessidade com relação à lei e as relações étnicos raciais na geografia", destacou.
Ele conta que há outros livros com a temática, mas escritos por pessoas não iniciadas na tradição do candomblé. "Principalmente em uma perspectiva do racismo religioso, com relação a Lei nº 10.639 e a Geografia. No campo da geografia cultural vai trazer esse debate, no combate ao racismo religioso, tem esse tem esse fundamento... É bem difícil a gente encontrar uma leitura. A questão do combate ao racismo religioso. Essa relação o candomblé como o terreiro de candomblé como o espaço metodológico como um espaço como um território que educa né?", arguiu.
O autor destaca que o livro é para ser lido de forma "lenta", refleti-lo. Quem tiver interesse em adquiri-lo, já está disponível no "Clube de Autores".
Serviço
Livro: "Geografia ao toque de atabaques" (2022)
Onde encontrar: "Clube de Autores", acessar aqui.
Contatos: kafunlumizo@gmail.com
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA