Obra de Tó Teixeira é celebrada em concerto especial no Theatro da Paz
Show conduzido por Salomão Habib apresenta músicas originais redescobertas após décadas de pesquisa
Mais de um século após seu nascimento, a obra de Tó Teixeira segue ecoando na música paraense. Nesta terça-feira (7), o Theatro da Paz recebe um show especial que celebra o compositor e multiartista, conduzido pelo violonista e pesquisador Salomão Habib.
VEJA MAIS
Intitulado “Tó Teixeira, o Poeta do Violão 133 anos”, o concerto será realizado às 19h30 e apresenta músicas originais redescobertas ao longo de quase quatro décadas de pesquisa. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e pelo site Ticket Fácil.
Reencontro com a obra
O espetáculo foi estruturado em dois momentos principais. No primeiro ato, Salomão Habib interpreta parte da obra solo de Tó Teixeira, composta originalmente para violão. Já na segunda parte, a Orquestra Tó Teixeira de Choro - formada por 13 músicos paraenses - apresenta novas composições do artista, com arranjos especialmente criados para a celebração.
Entre os integrantes está o violonista e professor Bernardo Barros, que atua com o violão de sete cordas e destaca a importância da apresentação.
“O Theatro da Paz é um espaço simbólico, com uma história muito forte, então tocar ali já traz um peso e uma emoção diferente. E também foi um lugar que Tó Teixeira foi homenageado, ainda em vida, no ano de 1980”, afirmou.
Segundo ele, a apresentação também cumpre um papel de aproximação entre o público e a música produzida na região. Bernardo avalia que esse tipo de concerto contribui para manter viva a tradição musical local.
“Minha expectativa é que o público se conecte com essa música, que perceba a riqueza desse repertório e que a experiência seja significativa, tanto pra quem está ouvindo quanto pra quem está no palco”, disse.
O músico também ressalta os desafios de interpretar a obra de um artista com forte identidade. “Quando a gente trabalha com a obra de uma figura como o Tó Teixeira, existe uma responsabilidade de respeitar a linguagem dele, sem deixar de trazer uma interpretação viva”, completou.
Pesquisa que reconstrói uma trajetória
O concerto apresentado é resultado de uma pesquisa conduzida por Salomão Habib ao longo de quase 40 anos. Nesse período, o músico não apenas interpretou a obra de compositor, mas também buscou reconstruir sua trajetória por meio de entrevistas, manuscritos e registros históricos.
“A maior descoberta que fiz foi além da música. Claro que a riqueza da simplicidade das obras do mestre denotam a verdadeira arte popular e urbana. Descobri que o amor à arte e a dedicação são frutos do entendimento de que cada um nasce com um papel neste mundo”, afirmou.
Ele destaca que o processo de pesquisa envolveu um trabalho minucioso de recuperação de partituras e reconstrução de obras incompletas. Muitas composições chegaram até ele por meio de familiares de antigos alunos do músico.
“Conforme a pesquisa tomava corpo, eu ia entrando em contato com muitos originais deixados por Tó para os alunos. Muitas obras já não tinham o último compasso, por exemplo, e reconstruí-los foi uma tarefa delicada. Outras tinham apenas a melodia e eu as ‘vesti’ com harmonia”, explicou.
Habib também destaca que o trabalho busca garantir a continuidade da obra de Tó Teixeira entre as novas gerações.
“A nova geração já está começando a tocar Tó Teixeira, e esse bastão passado é o que vai fazer cumprir meu papel social. Essa colcha de retalhos que a pesquisa reuniu mostra como a obra dele é fundamental para entender nossa arte e nossa cultura”, disse. O espetáculo teve apoio da Alubar e NovaBR.
Homenageado
Antônio Teixeira do Nascimento Filho, o Tó Teixeira, nasceu em Belém, no bairro do Umarizal, em 1893. Ainda jovem, trabalhou como encadernador ao lado de Bruno de Menezes, onde aprendeu a ler e se autoeducou.
Tornou-se um dos grandes nomes da música amazônica, sendo o primeiro homem preto a realizar um concerto de violão na região. Também foi pioneiro no ensino do instrumento no Pará e se destacou pela transcrição de obras clássicas.
O multi-instrumentista, que faleceu no ano de 1982, teve no violão sua principal forma de expressão artística.
Serviço:
Concerto "Tó Teixeira, o Poeta do Violão 133 Anos", com Salomão Habib, Orquestra de Choro e convidados
- Data e hora: terça-feira, 7 de abril;
- Horário: às 19h30;
- Local: Theatro da Paz - Praça da República, Rua da Paz, s/n, Centro;
- Ingressos disponíveis na bilheteria do Theatro da Paz e no site www.ticketfacil.com.br.
Palavras-chave