MENU

BUSCA

Morre Mestre Damasceno: relembre a histórica entrevista para Paulo Vieira

O artista faleceu nesta terça-feira (26)

Laura Serejo*

Mestre Damasceno, ícone da cultura popular do Pará, faleceu aos 71 anos nesta terça-feira (26), no Hospital Ophir Loyola, em decorrência de pneumonia e insuficiência renal. O artista, que ficou nacionalmente conhecido como compositor e músico de carimbó, participou do programa “Avisa lá que eu vou”, do canal GNT, em um episódio que mostrou a riqueza da Ilha do Marajó.

VEJA MAIS

Morre Mestre Damasceno: Dia Municipal do Carimbó é marcado pela despedida do ícone marajoara
Artista faleceu nesta terça-feira (26)

Quem era Mestre Damasceno: conheça a história do compositor marajoara
O carimbozeiro, que morreu aos 71 anos, tinha deficiência visual e foi responsável pela criação do Búfalo-Bumbá e composições históricas

Morre Mestre Damasceno: Ministério da Cultura publica Nota de Pesar; leia na íntegra
"Nascido na Comunidade Quilombola do Salvá, em Salvaterra, no arquipélago do Marajó, Damasceno se tornou referência no carimbó, nas toadas e na poesia oral", diz a nota do MinC

Morre Mestre Damasceno, ícone da cultura do Marajó, aos 71 anos
Paciente oncológico, o mestre paraense foi um dos autores do samba-enredo vice-campeão à Marquês de Sapucaí

Em uma conversa descontraída e profunda com o humorista Paulo Vieira, o mestre compartilhou histórias de sua vida e da arte que marcou gerações, incluindo relatos sobre seu avô, carregados de significado cultural e emocional. Apesar da perda irreparável para o país, sua presença no programa permanece como registro valioso de sua arte e do papel fundamental que desempenhou na preservação da identidade amazônica.


Dia Municipal do Carimbó

Mestre Damasceno partiu no Dia Municipal do Carimbó, data instituída em tributo a Mestre Verequete. Internado no Hospital Ophir Loyola desde 6 de agosto, Damasceno lutava contra um câncer em estágio metastático, diagnosticado em junho. Antes de ser transferido para Belém, o mestre também recebeu cuidados em sua cidade natal, Salvaterra, e no Hospital Jean Bitar.