MENU

BUSCA

Guitarrada é reconhecida oficialmente como manifestação cultural nacional

A Alepa já havia instituído o dia 29 de outubro como “Dia Estadual da Guitarrada”, em homenagem a Mestre Vieira

O Liberal, com informações da Agência Brasil

A guitarrada foi oficialmente reconhecida como manifestação da cultura nacional nesta sexta-feira (29), com a sanção da Lei nº 15.192 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O gênero musical, originário do Pará na década de 1970, nasceu da fusão de ritmos regionais como carimbó e siriá com influências caribenhas, como cúmbia, mambo, merengue e zouk, e inspirou ritmos populares brasileiros, incluindo brega pop e lambada. 

VEJA MAIS

Banda Panavueiro leva guitarrada contemporânea à Casa Na Mata
Banda se prepara para estreia em São Paulo

Artistas e produtores culturais em Belém celebram a guitarrada como manifestação da cultura nacional
Gênero musical que fala dos ritmos regionais e do jeito de viver dos amazônidas tem reconhecimento do Congresso Nacional a partir de projeto de lei que agora segue para sanção do presidente Lula

Guitarrada tem reconhecimento do Congresso como expressão da cultura nacional
Projeto de lei do deputado federal Airton Faleiro (PT-PA) já havia sido aprovado na Câmara e obteve aprovação terminativa no Senado nesta terça (15). Agora segue para sanção do presidente Lula

O marco da guitarrada é o LP “Lambadas das Quebradas”, do paraense Mestre Vieira, que tornou a guitarra o instrumento central do gênero, também conhecido como Lambada Instrumental, com apresentações conduzidas predominantemente por um solista. Mestre Vieira, influenciado pelo choro na infância, passou por diversos instrumentos de corda antes de chegar à guitarra elétrica, gravando 18 discos ao longo da carreira e se consolidando como referência da música paraense.

Em 2023, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) instituiu o dia 29 de outubro como “Dia Estadual da Guitarrada”, em homenagem ao aniversário de Mestre Vieira, falecido em fevereiro de 2018, aos 83 anos.