'Vamos evitar alagamentos e a macrodrenagem dará uma nova condição urbana', diz governador
Helder Barbalho acompanhou Lula em visita às obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu agenda em Belém nesta sexta-feira (3), em meio aos preparativos para a COP 30. Pela manhã, Lula visitou as obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União, que integram o conjunto de intervenções de infraestrutura voltadas para a capital paraense. Acompanhado do governador Helder Barbalho e do ministro das Cidades, Jader Filho, o presidente percorreu áreas em transformação na cidade. Durante a visita, o governador destacou o impacto do projeto para os moradores que convivem historicamente com enchentes: "Vamos evitar alagamentos e a macrodrenagem dará uma nova condição urbana".
VEJA MAIS
“Com isso a gente vai avançando com novos recursos fundamentais para a cidade de Belém, que é toda cortada por igarapés. Com a urbanização, muitos foram sendo aterrados, e agora a gente está canalizando para evitar situações como as que o governador Helder mostrou: casas marcadas pelo alagamento. Esses alagamentos não irão ocorrer. Essa obra do Tucunduba é um exemplo disso”, afirmou Jader Filho.
O governador Helder Barbalho ressaltou que a intervenção não se limita apenas ao canal. As vias do entorno também estão recebendo melhorias. “Não é apenas o canal que foi feito. As ruas periféricas, as ruas que dialogam com o eixo destes canais, todas estão sendo pavimentadas com drenagem de água e tratamento de esgoto, para que possamos definitivamente resolver os problemas dessas comunidades”, explicou.
[[(standard.Article) Lula relata problemas no avião da FAB no Pará]]
Ele reforçou que as obras de macrodrenagem representam uma mudança estrutural para Belém. “Por um lado, vamos evitar alagamentos e garantir que a macrodrenagem permita dar uma nova condição urbana. Por outro, asseguramos que as casas estejam conectadas ao saneamento, a partir do tratamento de esgoto, e que as ruas recebam asfalto com infraestrutura adequada. Antes, se asfaltava sem fazer a drenagem; agora, estamos resolvendo de forma definitiva”, destacou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA