Visto eletrônico para participantes da COP30 começa a ser emitido
Conferência será realizada em Belém entre 6 e 21 de novembro; visto será grátis e permite múltiplas entradas até o fim do ano
Participantes que acompanharão a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém, já podem solicitar o visto especial para entrada no país. O documento, destinado a estrangeiros credenciados do evento, será emitido gratuitamente pelo governo e permitirá múltiplas entradas no Brasil até o fim deste ano.
As regras para a concessão do visto eletrônico foram publicadas nesta segunda-feira (14) e contemplam pessoas dos países integrantes da Convenção do Clima da ONU, além de apátridas, desde que estejam devidamente credenciadas para a COP30. O prazo de permanência no Brasil será de até 90 dias, sem possibilidade de prorrogação. É importante destacar que familiares, acompanhantes e menores de 18 anos não estão incluídos nesta modalidade especial.
VEJA MAIS
Para facilitar o processo, o Itamaraty disponibilizou uma plataforma digital exclusiva para o envio dos pedidos, agilizando a emissão dos vistos em tempo para o evento, que será realizado em Belém (PA) entre os dias 6 e 21 de novembro.
De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), são esperados mais de 40 mil visitantes durante a conferência, incluindo cerca de 7 mil integrantes das equipes da ONU e delegações oficiais. Para atender essa demanda, as companhias aéreas programaram aumento significativo de voos, especialmente na região Norte do país. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estima um crescimento de 23% nas viagens domésticas em novembro deste ano, com quase 250 mil passagens vendidas, e um aumento ainda maior nos voos internacionais, que devem crescer 44%.
Palavras-chave