MENU

BUSCA

Representantes do território Kaxuyana-Tunayana pedem por homologação da área

O ato ocorre na manhã dessa segunda-feira (10), em frente à Aldeia COP, preparada para receber povos indígenas durante a 30ª Conferência das Partes (COP 30)

Dilson Pimentel e Lívia Ximenes

Na manhã dessa segunda-feira (10), durante a chegada dos povos indígenas à Aldeia COP, na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, representantes da Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana reivindicam a homologação do território. A área é localizada em Oriximiná, no norte paraense. O grupo está na cidade para a 30ª Conferência das Partes (COP 30) e eventos paralelos.


VEJA MAIS

Eloy Terena, secretário do Ministério dos Povos Indígenas, destaca a importância da Aldeia COP
O secretário recebe as lideranças indígenas na manhã dessa segunda-feira (10) na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Povos indígenas chegam à Aldeia COP, na UFPA, na manhã dessa segunda-feira (10)
Os grupos são recebidos na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, em Belém, pelo secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena

Veja as delegações confirmadas para a COP 30
191 países chegaram a se credenciar para o evento

Juventino Kaxuyana, pede, junto a parentes, pela assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ela [a homologação] está, atualmente, fisicamente, tecnicamente pronta, juridicamente pronta, só falta o presidente dar uma canetada”, afirma. A ausência da homologação provoca problemas ao povo, como a insegurança. “São 16 povos espalhados em 40 e poucas aldeias”, aponta o representante.

Clique aqui e acompanhe as principais notícias sobre a COP 30!