CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Veja as delegações confirmadas para a COP 30

191 países chegaram a se credenciar para o evento

Madson Sousa / Especial para O Liberal
fonte

A 30° Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, ocorre dez anos após o Acordo de Paris, firmado durante a COP 21, que estabeleceu o compromisso internacional de limitar o aquecimento global a menos de 2°C em relação aos níveis pré-industriais, com esforços adicionais para contê-lo em 1,5°C. Para debater esse e outros temas, 191 países chegaram a se credenciar para o evento, mas o ato não garante necessariamente a participação. De acordo com a organização da COP, 160 delegações estão confirmadas e com hospedagem garantida e outras 28 ainda negociam participação. As ausências mais sentidas no evento são dos Estados Unidos de Donald Trump e da Argentina de Javier Milei.

Entretanto, o governador americano do estado da Califórnia, Gavin Newsom (Partido Democrata), confirmou presença na COP 30 e deve chegar a Belém na terça-feira, 11. O político tenta se contrapor a posição negacionista de Trump que não deve enviar nenhum representante do alto escalão do governo para a capital paraense. 

VEJA MAIS

image Helder diz que ‘manter a floresta em pé’ definirá o sucesso da COP 30
Governador também ressaltou a importância da monetização, do pagamento por serviços ambientais e da criação de empregos verdes

image Veja foto oficial dos líderes mundiais no 2º dia da Cúpula do Clima em Belém
Nesta sexta, devem ser anunciados novos compromissos de cooperação internacional, especialmente no que diz respeito à redução de emissões de carbono e à implementação de políticas públicas sustentáveis.

Donald Trump já manifestou publicamente contrariedade às pautas ambientais. “A pegada de carbono é uma farsa inventada por pessoas mal-intencionadas, e elas estão trilhando um caminho de destruição total. Sabe, a pegada de carbono foi uma coisa muito, muito grande”, disse durante Assembleia Geral da ONU em setembro.

“Essa COP para a gente, ela é muito importante pensando ativismo, criação de técnicas para a ação em si, principalmente pensando no fato de que nós temos uma vivência de conferência esse ano distinta dos últimos anos, porque dessa vez a COP está para além do espaço oficial. E isso é extremamente importante para a gente conseguir entender como é possível mover todos os atores políticos existentes dentro desse processo”, destaca Ana Rosa Cyrus, diretora executiva do Engajamundo.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!