Caixa diz que ‘não há previsão de alteração’ nas provas do concurso; entenda
Mais de 1,2 milhão de pessoas estão inscritas no certame. Institução diz que monitora a situação no Rio Grande do Sul.

A assessoria da Caixa Econômica Federal informou nesta terça-feira (7) ao Grupo O Liberal que “não há previsão de alteração nas provas” do seu certame, marcadas para o dia 26 de maio, conforme o cronograma. O concurso Caixa 2024 oferta 4.050 vagas, sendo 4 mil de nível médio e 50 de nível superior. De acordo com a banca organizadora, a Cesgranrio, mais de 1,2 milhão de pessoas estão inscritas.
Após o adiantamento do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também sob organização da Cesgranrio, muitos concurseiros compartilharam nos últimos dias o sentimento de incerteza sobre a realização das provas nas redes sociais. O adiamento do CPNU pelo governo federal se deu pela situação de calamidade no Rio Grande do Sul, que ainda sofre as consequências das fortes chuvas.
VEJA MAIS
À reportagem, a assessoria da Caixa informou, entretanto, que a situação “está sendo monitorada”, não descartando completamente a possibilidade de um adiamento futuro. Levando em conta que ainda faltam 19 dias para a data marcada para a prova, isto dependerá das condições climáticas e da situação dos locais de aplicação da prova nos estados atingidos pelas enchentes nas proximidades do certame.
Belém é a sexta cidade com maior número de inscritos para o cargo de Técnico Bancário Novo (geral). São 33.977, conforme divulgado pela Cesgranrio. A capital paraense fica atrás apenas das cidades de Brasília, do Rio de Janeiro, de Salvador, de São Paulo e de Recife. Além de Belém, Itaituba tem 12.172 inscritos, Cametá tem 11.534, Santarém 8.483, Marabá 8.285 e Castanhal 1.132.
Caixa realiza seleções com disputa por região
Diferente do Concurso Público Nacional Unificado, para o concurso da Caixa, durante o processo de inscrição, os participantes selecionaram, além do cargo, o estado e a região de sua preferência para concorrer. Cada região possui uma quantidade de vagas determinada no edital, fazendo com que os candidatos disputem especificamente essas oportunidades.
A partir deste modelo, seria possível que a Caixa permitisse o adiamento das provas em um único estado, sem que isso comprometesse o princípio de isonomia entre os candidatos, o que não ocorreria no caso do Concurso Unificado. No entanto, os custos para criar novos exames e a logística necessária para aplicá-los em datas distintas podem ser complicadores.
Apesar da possibilidade, a decisão final sobre um possível adiamento cabe tanto à Caixa quanto à Fundação Cesgranrio, e deve visar a equidade entre todos os inscritos. Enquanto isso, os concurseiros seguem na esperança de uma trégua nas intensas chuvas no Rio Grande do Sul. Além disso, conforme apurado, a organização também deve levar em conta os outros 25 estados e o Distrito Federal.
Concurso tem 118 mil inscritos no Sul
A Fundação Cesgranrio reportou que 1.201.097 pessoas se inscreveram, com 118.200 candidatos competindo nas vagas do Sul. Especificamente, o Paraná contou com 48.629 inscritos, o Rio Grande do Sul com 47.770 e Santa Catarina com 21.801. Notavelmente, o Rio Grande do Sul é o estado mais impactado pelas condições climáticas adversas.
Para o cargo de Técnico Bancário Novo (geral), a demanda foi alta, especialmente em cidades como Caxias do Sul com 7.903 inscritos, Passo Fundo com 5.020, Pelotas com 5.257, a região metropolitana de Porto Alegre com 16.126, e Santa Maria com 6.649 inscritos. A posição requer ensino médio e foi a mais concorrida do concurso da Caixa como um todo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA