Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

POR RICARDO TOMAZ | @ricardotomaz_

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos com formação em Educação Corporativa, Carreiras com ênfase em Gestão de Pessoas. Analista de Treinamento e Desenvolvimento. Ator, palestrante, terapeuta holístico vibracional e Líder do Yoga do Riso

Os pontos fundamentais que ligam carreira, trabalho e vocação

Ricardo Tomaz

Quer um desenvolvimento profissional eficaz? Comece com reflexões que possam direcionar seus passos em busca do que te faz feliz, satisfeito e com sentimento de contribuição, com seu propósito e com o mundo. 

Sem propósito as ações ficam sem significado, sentido e acabam executadas de forma automática, sem o Entusiasmo (que deriva do grego "enthousiasmos" que significa "ter um deus interior" ou "estar possuído por Deus") necessário.

A sugestão é que a primeira reflexão seja: o que eu amo fazer? A partir deste pensamento conseguimos chegar na VOCAÇÃO, que significa “chamado” e está relacionado a nossa essência. Sempre existe algo que nos chame a atenção, que nos leve ao estado de Flow, ou seja, a fluidez nas ações a ponto de deixar entregue pensamento e alma no que estivermos fazendo. 

Os estudiosos da Psicologia Positiva afirmam que a vocação está relacionada com nossas “Forças Pessoais”, que segundo Martin Seligman, psicólogo, são caminhos para você chegar nas 6 principais virtudes citadas pelas principais culturas religiosas do mundo: coragem, sabedoria, amor, justiça, espiritualidade e temperança.

A base desta reflexão é que não precisamos ter apenas um meio de renda e trabalho, como um emprego ou empreendimento, mas ir além deste contexto propondo um significado maior que traga a satisfação e o sentido de dever cumprido com a sociedade. Para isso, os nossos valores devem estar alinhados com cada passo da nossa carreira.

Vamos compreender que tudo está interligado, o nosso dom que nada mais é do que esta vocação que nos acompanha, a carreira que queremos trilhar com todo o planejamento necessário até chegar no trabalho almejado, os lugares que passamos e onde deixamos nossa contribuição.

Os valores aqui citados podem ser exemplificados como o seu próprio código de conduta para seguir crescendo na carreira, contendo: ética, comprometimento, amor, conhecimento, senso de coletividade, humanização, comunicação, lealdade, organização, etc. Pode variar conforme os seus objetivos e, claro, o propósito que você traçou para sua vida.

Vou citar um ponto bem importante para esta construção de uma carreira promissora e de valor, o Autoconhecimento, este por si só abrange todos os pontos anteriores, pois através dele que proporcionamos o nosso próprio alicerce para as tomadas de decisões e também para elucidação das ideias, no que tange as estratégias a serem tomadas.

Estar no lugar certo, na hora certa, requer paciência e direcionamento, além da sabedoria de entender ser um trabalho incessante que ao longo da jornada toma forma, concretizando-se na carreira e levando ao sucesso.

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM RICARDO TOMAZ