Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

POR RICARDO TOMAZ | @ricardotomaz_

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos com formação em Educação Corporativa, Carreiras com ênfase em Gestão de Pessoas. Analista de Treinamento e Desenvolvimento. Ator, palestrante, terapeuta holístico vibracional e Líder do Yoga do Riso

A Comunicação sempre será a melhor solução para mudanças e conflitos

Ricardo Tomaz

Com todos os percalços que passamos a realidade ainda é uma sociedade que se vê tentando adequar-se as novas tendências de socialização, de convívio diário, reestruturando relações e adaptando-se aos novos meios de comunicação. Destaca-se uma das habilidades mais essenciais para o enfrentamento de situações, tanto relacionais afetivas quanto profissionais: o desenvolvimento de uma “Competência” muito conhecida, intrínseca a nós. 

Diante desta situação atual, que nos encontramos num combate cotidiano entre saúde e economia, todavia nos mostra um novo cenário que apresenta características peculiares de comportamentos que necessitam de novas habilidades de comunicação, para fortalecer as relações e tornar mais acessível muitas delas. Porém, ressalto outro ponto importante: a saúde mental comprometida de muitos brasileiros com relatos de altos índices entre a população.

No entanto, quero trazer esta reflexão para o ambiente de trabalho, o que a comunicação não-violenta (CNV) pode melhorar o comportamento no meio organizacional? Mudanças bruscas nas condições de trabalho, convívio diário, comunicação interna, protocolos e diretrizes de cada empresa, contribuíram para que os funcionários apresentassem quadros de estresse, mudança de humor, conflitos, comunicação truncada e reflexos nos padrões de trabalho.

Quando paramos para pensar, em resumo, a quantidade de informações que fomos e estamos sendo bombardeados a todo minuto é grande. A exemplo, a desinformação sobre o vírus, a quantidade de informações nas redes sociais, fakenews, a comunicação dos líderes com a população, lideranças locais, empresas e a sociedade repassando informações constantemente. A velocidade da informação e os meios de comunicação nesta nova era.

A boa notícia é que existem ferramentas que podem contribuir muito para a solução destas questões. 

Os estudos sobre a Comunicação remontam Platão e Aristóteles, na antiguidade, e até na atualidade possui uma relevância para as relações entre nós. A Comunicação Não-Violenta é uma ferramenta direcionada ao fortalecimento das relações tornando-as mais saudáveis. 

Tudo começa com um grande estudioso norte-americano, Marshall Rosenberg (1934-2015) Psicólogo, que através da observação do discurso de grandes líderes desenvolveu esta forma de comunicar.

A princípio ela não apresenta características novas, mas potencializa o que já sabemos intrinsecamente e que melhoram a comunicação. 

OS ASPECTOS MAIS COMUNS FALADOS NA COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA:

  1. Observação (Escuta);
  2. Humanização (pautada nos sentimentos);
  3. Empatia;
  4. Resiliência;
  5. Comunicação não-verbal mais acolhedora.

Portanto, consideramos as expressões não-verbais e as palavras usadas durante o processo. Hoje é uma excelente ferramenta para atrair pessoas, porém usada de uma forma humanizada, é um grande indício de uma Inteligência Espiritual bem desenvolvida e pode ter reflexos significativos, não só na vida pessoal, mas no ambiente de trabalho. Exercite!

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM RICARDO TOMAZ