Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

POR RICARDO TOMAZ | @ricardotomaz_

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos com formação em Educação Corporativa, Carreiras com ênfase em Gestão de Pessoas. Analista de Treinamento e Desenvolvimento. Ator, palestrante, terapeuta holístico vibracional e Líder do Yoga do Riso

Atenção para a nossa saúde mental

Ricardo Tomaz

O tema Saúde Mental está em voga, muitas pessoas buscam mais conhecimento neste assunto devido à situação que assola o mundo. Falo inclusive das consequências econômicas, sociais e políticas que atingem alguns países, como o Brasil. 

Para podermos entender melhor, segundo a OMS, não temos uma definição oficial para “Saúde Mental”, entende-se como a forma com que reagimos aos desafios ou mudanças em nossas vidas, em todos os setores. Todavia, devemos considerar os pensamentos, ou a forma com que lidamos com a organização das ideias e emoções de forma harmônica.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos relatou que um pouco mais de 50% dos brasileiros entrevistados relataram piora no bem-estar mental no último ano. Outra pesquisa realizada e divulgada pela Fiocruz, também em 2020, relatou que mais de 40% da população declarava sintomas de ansiedade, depressão, insônia e nervosismo.

Embora o Brasil, desde 2017, seja considerado o país com mais índices de transtornos de ansiedade nas Américas, os pesquisadores não constataram o aumento de transtornos mentais, este índice aparentemente se manteve estável durante a pandemia.

O bem-estar mental foi afetado devido às incertezas econômicas, familiares, políticas, sociais e até profissionais causadas pela crise mundial durante o período. Os sintomas mais comuns são a ansiedade, preocupações demasiadas, momentos de tristeza e estresse, adaptações às mudanças imediatas de rotina e nos relacionamentos.

No entanto, mesmo que estes sintomas não levem ao considerado transtorno mental devemos ter todo cuidado e consciência para tratá-los, de modo a manter o equilíbrio para seguir com nossas vidas em harmonia. 

É fato a grande dificuldade que muitas pessoas enfrentam pela perda do emprego, de familiares e amigos. Hoje existem muitos profissionais que podem ajudar neste processo de recuperação, para reintegrar as rotinas junto as pessoas que sofreram este infortúnio.

Hábitos saudáveis, momentos de introspecção, meditações, exercícios físicos e terapias auxiliam na expansão da consciência. O ser humano é adaptável a muitas situações, por isso precisamos uns dos outros, das relações interpessoais, pois são elas que proporcionam os mecanismos de troca e aprendizado. 

Para superar e dar um passo de cada vez, é necessário enxergar as possibilidades que existem ao nosso redor, como os profissionais da saúde mental, as terapias, práticas, hábitos de bem-estar e relações de acolhimento. 

Estas sugestões são consideradas para que a nossa saúde seja mantida com tranquilidade. Muitos dos casos são de origem emocional, portanto se cuide e juntos seguimos em uma nova fase. 

Palavras-chave

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM RICARDO TOMAZ