Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

POR RICARDO TOMAZ | @ricardotomaz_

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos com formação em Educação Corporativa, Carreiras com ênfase em Gestão de Pessoas. Analista de Treinamento e Desenvolvimento. Ator, palestrante, terapeuta holístico vibracional e Líder do Yoga do Riso

O tempo é seu amigo

Ricardo Tomas

Sem a organização do tempo as coisas dificultam. Durante o dia de trabalho a administração do tempo é sem dúvida necessária para qualquer profissional que mantém o foco nos resultados e objetivos. 

Neste caso, saber lidar com situações que desperdicem o nosso tempo é uma arte, pois ou cedemos e perdemos um tempo precioso, ou somos frios a ponto de ser julgados pela comunicação truncada.

O primeiro item a ter cuidado são as Interrupções, estas por sua vez geralmente tomam tempo e muitas vezes por assuntos não tão urgentes. Tenha cautela e compaixão para com todos que solicitam a sua ajuda ou resolução.

Para que não sejamos interrompidos por qualquer demanda podemos agir da seguinte forma: você pode pedir que não seja interrompido por um certo tempo, pode determinar o tempo para coisas urgentes e atender chamadas via celular somente se necessário. Claro, todas estas medidas com a maior cordialidade.

As maiores interrupções são causadas por nós mesmos, sabia? As famosas “voltinhas” desnecessárias por setores da empresa, várias idas ao banheiro, ou tomar um cafezinho, etc. Neste meio termo encontros nos corredores acontecem, conversas e outras distrações ocorrem.

Ser organizado requer foco, não é uma receita fácil.

E por falar em foco, o “Não” pode ser bendito sempre que for necessário. Esta palavra nem sempre é negativa, a comunicação eficaz prova que não é o que você fala e sim “Como” você fala. O Não pode vir acompanhado de palavras que proporcionem o entendimento da situação em questão, com educação, cordialidade e gentileza.

Atenção líderes! O cerne da liderança é saber impulsionar e desenvolver a equipe, portanto para o líder não é aconselhável concentrar todas as decisões e atividades com o seu consentimento. 

A equipe precisa ser treinada para agir conforme as demandas e os objetivos. Resolver a todo momento o problema do colega de equipe, sem que o colaborador tenha a chance do aprendizado, é trabalhar na administração do tempo de outra pessoa. Ensinar, auxiliar e motivar é a solução para o desenvolvimento de todos.

Contudo, o líder auxilia a detectar o problema, ajuda a chegar nas alternativas e deixa que o profissional execute a solução. O correto é motivar a equipe ao trabalho responsável, com comprometimento e também focados na resolução das tarefas, cada um com sua parcela de contribuição.

O tempo é algo que traz muitas competências, mesmo para administrá-lo, organização, planejamento, foco, comprometimento, trabalho em equipe, comunicação eficaz, empatia e resiliência. O tempo ajuda no seu crescimento profissional, tenha ele a seu favor.

 

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM RICARDO TOMAZ