Ricardo Tomaz

Oratória e Comunicação Eficaz

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 17 anos, palestrante, instrutor corporativo, mestre de cerimônias e Terapeuta holístico vibracional. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

O Empreendedor e A Oratória

Ricardo Tomaz

Empreender é superar o estágio das ideias e formatá-las em projetos de inovação e benefícios à sociedade. No entanto, o cenário atual traz um mercado cada vez mais exigente e competitivo, o qual necessita acompanhar a velocidade da informação e também de novas tecnologias, haja vista que as mesmas promovem espaço e estrutura para a concretização de empreendimentos inovadores, em quaisquer segmentos, produtos ou serviços.

O Professor José Dornelas afirma, "O Empreendedor é aquele que faz acontecer, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura da organização". Portanto compreende-se que o empreendedor possui várias competências dentro do perfil de sucesso, dentre elas: orientação para resultados, organização, inovação e um destaque maior para comunicação interpessoal bem desenvolvida, principalmente nos quesitos persuasão e negociações. Bem como é necessário agregar outros profissionais, desde um possível investidor até aqueles que vão compor o corpo de colaboradores diretos e indiretos.

No que tange ao perfil do comunicador empreendedor, este se caracteriza pela existência das seguintes características importantes:

• É persuasivo, carismático, envolvente, este empreendedor domina com entusiasmo as técnicas da comunicação como instrumento estratégico.
• Utiliza a comunicação como mecanismo para desenvolver as relações humanas com foco profissional, estimulando o diálogo, e a resolução de crises e conflitos.
• Possui a habilidade de enxergar problemas potenciais, o empreendedor pensa e promove soluções.

Com base nestas características de comunicação abrimos uma ponte para a oratória, que entra neste universo como ferramenta estratégica para este profissional que necessita convencer e encantar com suas ideias. Por meio das técnicas da oratória o empreendedor pode envolver vários profissionais, com o objetivo de estruturar o seu novo negócio.

O segredo maior? Está no domínio das técnicas da oratória utilizando uma boa linguagem verbal, o conteúdo sobre o tema em questão, que contribuam na sistematização dos pontos relevantes para um bom entendimento. Bem como buscar também o domínio da linguagem não-verbal, pois esta dará muito mais segurança e credibilidade para os interlocutores, os quais, ao saberem fazer bom uso de gestos, expressões corporais e inflexões na voz podem fazer toda a diferença na hora de falar sobre o empreendimento.

Seguem algumas dicas que podem ser usadas no momento em que será apresentado o empreendimento para um grupo de pessoas:

1. O poder do olhar promove segurança e conhecimento;
2. Gestos precisos e econômicos podem ajudar também;
3. O andar pelo espaço da apresentação tem que ser com intensão;
4. O volume, velocidade e inflexões da voz podem ser modulados conforme a intensão do discurso;
5. O discurso deve ser estruturado com introdução, corpo e conclusão;
6. Criatividade nas expressões e adaptação da linguagem conforme o perfil do público.

O "saber falar em público" pode ser um grande aliado no crescimento e na multiplicação do propósito do empreendimento, por esse motivo, aquele profissional que não busca desenvolver esta competência ou que prefere jogar para "debaixo do tapete" ao longo do tempo, pode se deparar com momentos importantes para apresentar o seu negócio e ter que desenvolver um discurso. Portanto a oratória é uma ferramenta de qualidade e sucesso para o empreendedor.

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS