Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por Ricardo Tomaz

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos com formação em Educação Corporativa, Carreiras com ênfase em Gestão de Pessoas. Analista de Treinamento e Desenvolvimento. Ator, palestrante, terapeuta holístico vibracional e Líder do Yoga do Riso

Meu Novo Emprego – parte III: Entrevistas online

Ricardo Tomaz

As entrevistas presenciais são mais usadas na seleção de pessoal nas organizações. Entretanto as entrevistas online já existiam com o objetivo de selecionar perfis de várias regiões do Brasil e até fora do país, mas pelo advento da pandemia houve um aumento pela escolha desta ferramenta virtual.

Dentro da gestão de pessoas esta fase equivale ao primeiro passo onde recrutamos e selecionamos os melhores perfis para compor as vagas necessárias. Após o recrutamento e análise de currículos, eis que inicia a fase das entrevistas mediante ou não a uma fase intermediaria com o uso de outras ferramentas que vão depender do tipo de processo seletivo a ser aplicado. Elas representam ainda um fator determinante para o ingresso do profissional, pois garantem um diálogo melhor proporcionando as avaliações necessárias.

Quando falamos de entrevistas virtuais algumas plataformas são mais usadas atualmente como: Google Hangouts, Skype, Zoom ou similares, além do WhatsApp. Todavia, mesmo sendo online alguns critérios devem ser tomados, tanto pelo entrevistador quanto pelo candidato, pois o objetivo é alcançar a eficiência deste processo. Alguns profissionais que atuam no segmento de recursos humanos oferecem orientações para que o candidato não seja pego de surpresa ou passe por situações inesperadas como falha de conexão, interferências externas e falta de concentração.

Vamos dar algumas sugestões para que tudo ocorra bem:

  • A apresentação pessoal é importante, pois vale lembrar que estamos numa extensão do ambiente corporativo na tentativa de ingressar na empresa.
  • Verificar com antecedência se a conexão com a internet está funcionando corretamente.
  • Verificar qual o melhor lugar para se reservar e buscar a concentração para a entrevista.
  • Caso seja na residência, devemos avisar familiares que este momento é importante e que o silêncio vai contribuir.
  • Durante a entrevista é preciso manter a comunicação clara. É passivo que durante a entrevista aconteça um Delay, ou seja, um atraso tanto na imagem quanto no áudio, para tanto deve-se falar de forma pausada e saber ouvir ajuda neste momento.
  • Usar gestos positivos, assim o desenvolvimento do diálogo alcança bons resultados.
  • As respostas devem ser dadas de forma direta contendo as informações que foram solicitadas.
  • Nada de redundância ou a prolixidade. O tempo de entrevista é importante.
  • A adaptabilidade, determinação, comunicação eficaz e conhecimento a respeitos das funções do cargo são determinantes para a escolha do candidato.

Todos estes pontos não estão tão distantes dos comportamentos aguardados pelos entrevistadores nos processos presenciais. Mesmo nas condições atuais são realizados com distanciamento social e a utilização dos protocolos estabelecidos pela OMS. Pelo menos é o que se espera de uma organização comprometida.

O mercado de trabalho clama por profissionais preparados e isso é avaliado pelos recursos humanos desde o primeiro momento. Portanto, ter em mente estes critérios de apresentação, compromisso, adaptação, comunicação, inteligência emocional e objetivos definidos, podem fazer toda a diferença para o alcance do primeiro resultado pelo candidato na empresa, conseguir a vaga e iniciar sua jornada de sucesso.

Desenvolvimento pessoal e profissional
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM RICARDO TOMAZ