Ricardo Tomaz

Oratória e Comunicação Eficaz

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 17 anos, palestrante, instrutor corporativo, mestre de cerimônias e Terapeuta holístico vibracional. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

Falar em público com coerência

Ricardo Tomaz

A oratória é um talento que pode ser desenvolvido a qualquer momento durante nossa vida pessoal e muito mais na profissional. Viver em sociedade, lidar com pessoas ou grupos de pessoas direcionadas a um mesmo objetivo faz parte das relações humanas, no entanto a pessoa desenvolve mais influência e poder no grupo quando há um destaque com o uso eficaz da comunicação, surge liderança, a multiplicação de conhecimento, orientação e a ordem do grupo.

Podemos transferir esta habilidade para o ambiente empresarial, de modo que a pessoa que apresenta esta competência destaca-se mais no mercado de trabalho, pois apresenta um perfil bem atrativo para as organizações e neste caso as chances de empregabilidade são maiores. Aspectos como liderança, atendimento, trabalho em equipe, estratégias, planejamento, entre outros, requerem um discurso bem feito.

Para construir um discurso podemos usar várias técnicas e estruturas para chegar ao objetivo de levar a mensagem de forma correta. Para este processo de construção ser coerente durante a fala deve representar organização e preparação quanto à qualidade do conteúdo a ser exposto. 

Coerência significa harmonia, nexo, o sentido entre as situações, fatos e ideias expressos através das palavras, tanto no discurso oratório quanto na produção textual. O fator Coerência torna-se relevante na construção de qualquer discurso, pois traz várias características que devemos levar em conta: 

• Há coerência quando uma palavra tem ligação com a que foi dita anteriormente e com a que será dita logo em seguida.
• A utilização das expressões de transição que auxiliam no entendimento da mensagem: de modo que, então, portanto, além disso, por outro lado, do mesmo modo etc.
• Introdução, corpo e conclusão precisam estar harmônicos, ou seja, as informações seguem uma ordem e sentido. Contudo até as ferramentas utilizadas para auxiliar a compreensão da mensagem também precisam se adequar ao contexto.

Podemos ser coerentes e também manter a unidade do discurso em que as informações passadas estão diretamente relacionadas com o tema numa costura perfeita. A oratória é uma ferramenta relevante no mercado de trabalho e a atenção para alguns pontos importantes fazem toda a diferença na hora de falar bem em público

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS