Ricardo Tomaz

Oratória e Comunicação Eficaz

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 17 anos, palestrante, instrutor corporativo, mestre de cerimônias e Terapeuta holístico vibracional. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

Clareza e harmonia para comunicar

Ricardo Tomaz

Já parou para pensar que a comunicação depende de intencionalidade? Para que um diálogo ganhe o sucesso a mensagem precisa de uma intensão, conforme o propósito que queremos conduzir. Sim, mencionei “conduzir” porque é o emissor que guia todo o processo. Hoje devido a tantos meios de comunicação cada vez mais precisamos estar atentos na intensão das mensagens, pois a eficácia pode garantir consequências bem positivas no dia a dia.

Comunicação é Poder e quando bem empregada leva a colher bons frutos, principalmente na área profissional que atuamos. Existem elementos que podem contribuir para este sucesso, são eles: Clareza e Harmonia. O primeiro traz o entendimento da mensagem, a garantia do que você esta transmitindo ao interlocutor, com a utilização de palavras, expressões e até da linguagem não-verbal, de forma que a outra pessoa envolvida no processo receba, traduza e compreenda e logo em seguida dê o feedback. Vale lembrar que a maior parte da responsabilidade da comunicação recai sobre o emissor.

O segundo elemento, a harmonia, está ligado à boa relação que poderá causar em ambas as partes. Interlocutores que se entendem estabelecem um diálogo mais preciso e com resultados eficazes. Neste caso devemos perceber todas as variáveis do processo de comunicação, as mais comuns presentes e as que nós mesmos produzimos, como códigos particulares, com isso haverá a facilidade na manipulação da linguagem para o entendimento correto. 

A intensão mal colocada pode transmitir alguns códigos para o interlocutor e causar rejeição, esta ocorre através de uma decodificação por parte do receptor e pode ser de forma explicita ou intuitiva. A linguagem corporal revela algumas expressões que demonstram vários sinais e estes por sua vez são traduzidos conforme os receptores no processo. Mas um indivíduo que realmente pretende pôr propósito na mensagem trabalha com a verdade e a ética, além de buscar a riqueza da linguagem para transmitir o que deseja.

De forma mais clara, cuidado com “segundas intensões”, pois podem ser bem evidentes. No entanto Intensões positivas podem ser bem mais atrativas, porém isso nos leva a entender que a Persuasão pode e deve ser um ponto positivo na comunicação.

Portanto a clareza e harmonia estão ligadas e são duas ferramentas bem importantes na hora de comunicar de forma eficaz. Estas formas são inúmeras e as intensões devem ser corretas, pois comunicação é direcionamento e resultado.

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS