Ricardo Tomaz

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos com formação em Educação Corporativa, Carreiras com ênfase em Gestão de Pessoas. Analista de Treinamento e Desenvolvimento. Ator, palestrante, terapeuta holístico vibracional e Líder do Yoga do Riso

Carreias Slash

Ricardo Tomaz

“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”, Raul Seixas

Frases muito conhecidas de uma música do eterno Raul Seixas. O que será que o poeta quis dizer com estas palavras? Com uma formação ampla, Raul Seixas era Interessado em Filosofia, História, Latim e Psicologia, e acabou sendo um dos maiores contribuidores da música popular brasileira. Em 73, ele lança o álbum Krig-ha, Bandolo! Na época, ele usava metáforas para expressar sua ideologia sem medo da censura. Transformação, ideias, ação e críticas são palavras que norteiam sua poesia.

Porém, o que tem a ver todo este contexto com carreiras? A metáfora da música pode ser usada para analisar o novo momento no mercado de trabalho e as múltiplas habilidades que precisam ser constantemente desenvolvidas. Metamorfose significa mudança: aquilo que muda constantemente. Aqui podemos nos referir aos hábitos, conhecimentos, comportamentos e competências. Ambulante significa aquilo que migra, que se locomove, e pode estar relacionado às transformações constantes, adaptações vividas e às relações interpessoais.

A última frase traz um grande significado de liberdade, da busca pela informação, da leitura edificante e correta, do conhecimento bem empregado e absorvido por cada profissional. Todavia, nossas carreiras passam por momentos de evolução. O tempo da linearidade passou e chega a era das múltiplas ferramentas nas carreiras profissionais. Principalmente agora, onde vivemos uma situação de extrema atenção ao mercado de trabalho pós-pandemia.

O ser humano é dotado de múltiplas inteligências. De acordo com Howard Gardner, psicólogo cognitivo e professor de Harvard, em seu livro “Inteligências Múltiplas”, existem 7 tipos de inteligências: lógico-matemática, linguística, espacial, físico-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, musical, natural e existencial. Howard afirma que a Teoria das Inteligências Múltiplas também se desenvolve como um computador e que este determina a qualidade da nossa performance em diversos setores da vida.

Tantos argumentos para dizer que somos plurais, multidisciplinares e que podemos, ao longo de nossas carreiras, percorrer vários campos capazes de nos conceder um vasto conhecimento e assim, chegamos ao conceito de “Multiplas Carreiras” ou “Slash Career” (“Barras de Carreiras” – termo difundido por Marci Alboher, Vice-presidente da Encore.org). Vale ressaltar que não estamos falando de trabalhos extras, mas da mesma dedicação em todas as frentes que o profissional escolhe atuar.

O conceito de Carreira, segundo o professor e pesquisador da Universidade de Houston John Ivancevich em seu livro “Gestão de Recursos Humanos”, está relacionado a ideia de ascensão do cargo escolhido pelo profissional, sua estrada dentro da organização, e também tem relação com seu status profissional e no aumento de suas responsabilidades. Em resumo, as carreiras são as experiencias, vivencias e competências desenvolvidas no trabalho ao longo do tempo. 

A Múltipla carreira ou Carreira Slash pode ser formada por áreas afins que se interligam de forma mais coesa dentro do segmento ou segmentos próximos que o profissional queira seguir. Todavia, pode também ser formada com áreas distintas, mas sempre com o mesmo desempenho e dedicação focados nos resultados e desenvolvimento de competências. 

Para o alcance de uma carreira eficaz e de sucesso, várias dimensões devem ser levadas em conta: adaptabilidade, resultados, empregabilidade, identidade ou engajamento, sentimento de satisfação e equilíbrio vida-trabalho. Podemos também levar em consideração que hoje as carreiras são pautadas por competências bem desenvolvidas no mercado de trabalho, a performance como um todo e a visibilidade que podem causar consequências profissionais e pessoais relevantes. O que chamamos de Carreiras Subjetivas, pois o indivíduo foca em aptidões que possam fazê-lo crescer como ser humano e como profissional, possibilitando maior aceitação e até destaque.

A Carreira Slash hoje é bem vista no mercado para empreendedores ou profissionais criativos que desbravam as inúmeras possibilidades e que também tornam as dificuldades em oportunidades. Com gestão do tempo, organização e planejamento podemos ir muito longe, bem mais do que imaginamos, e ter um posicionamento de mercado concreto alcançando os resultados desejados.

 

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!