Ricardo Tomaz

Desenvolvimento Pessoal

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 17 anos, palestrante, instrutor corporativo, mestre de cerimônias e Terapeuta holístico vibracional. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

Carranca Urbana?

Ricardo Tomaz

Já percebeu algumas vezes em que está caminhando na rua e alguém olha para você com uma expressão fechada ou desvia o olhar da mesma forma?

As Carrancas Urbanas são bem comuns e não percebemos a linguagem não-verbal que estamos emitindo no momento, mas a expressão passa informações bem precisas para quem as recebe.

Um exemplo bem cotidiano das respostas que nosso corpo transmite a todo instante em questão de segundos, mas que pode significar muita coisa.

A palavra Carranca significa "cara muito feia, sisuda, sombria e mal-humorada", segundo o Dicionário Aurélio. Na rua, em ambientes comuns e até em casa estas carrancas estão presentes, pois são provenientes de comportamentos desenvolvidos a partir de emoções e pensamentos do dia a dia.

Conforme afirmam alguns especialistas estas expressões demonstram medo, proteção, raiva, tristeza, insegurança e muitas vezes são inconscientes, pois são criadas ao longo do tempo e a qualquer momento podem se manifestar pelo individuo.

Este reflexo pode causar inúmeras consequências em nossa comunicação como, por exemplo, afastar pessoas e impedir a interação como se outro fosse o inimigo.

A expressão facial vem acompanhada do olhar e no processo de comunicação é o primeiro contato e instintivamente promove uma avaliação pelos interlocutores para um possível diálogo e "como" ele será desenvolvido.

Você já teve medo de falar com alguém logo ao olhar para pessoa? O que ela estava transmitindo em sua expressão? Isso foi significativo na forma como você chegou a desenvolver um diálogo? Tenho certeza que sim.

Portanto temos que perceber que há locais e momentos em que nossa expressão pode ajudar ou atrapalhar a comunicação. Não perca as oportunidades da vida por questão de segundos em que você mesmo demonstra uma conexão incorreta.

Vamos exercitar e aproveitar tudo que a vida pode nos proporcionar de bom através de uma comunicação eficaz.

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!