Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por Ricardo Tomaz

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos com formação em Educação Corporativa, Carreiras com ênfase em Gestão de Pessoas. Analista de Treinamento e Desenvolvimento. Ator, palestrante, terapeuta holístico vibracional e Líder do Yoga do Riso

A criatividade é um ponto-chave para carreiras promissoras

Ricardo Tomaz

A Criatividade é intrínseca ao ser humano e deve ser cultivada no ambiente de trabalho. Para que possamos exercitar a criatividade precisamos expandir o olhar, observar e estar conectados com o Agora. Segundo Eckhart Tolle em seu livro “O Poder do Agora”, o momento presente é uma escolha e devemos aceitá-lo. Trabalhar com ele e não contra ele, além de torná-lo um amigo, pois isso pode transformar nossas vidas por um milagre.

A mensagem é clara, tudo que está a nossa volta por vezes não prestamos a devida atenção e podem conter itens importantes para o ato de criar. Ela deriva de associações que o cérebro faz com o objetivo de trazer à tona uma ideia ou algo novo que possa ter relação com o indivíduo ou a sociedade. Mas quando falamos de criatividade tudo fica no campo mental e nem sempre uma ideia pode ser colocada em prática. Quando sai do campo das ideias e pode ser colocada em prática, torna-se uma inovação. Isto se dá pelo fato de trazer benefícios concretos ao indivíduo ou a um determinado grupo de pessoas. 

Também é considerada um ponto-chave na vida de qualquer profissional, uma vez que tem relação com o desempenho dentro da corporação. Por isso, é tão importante que o profissional seja criativo no trabalho, promovendo novas ações, processos e até funções que possam potencializar produtos e serviços.

Vale citar o empresário e escritor Maurizio Mancioli autor do livro “O Executivo Artista”, que diz: “Em nosso ambiente árido e competitivo, a arte pode ser a mais poderosa fonte de potência, um respiro, uma janela para o novo, que temos facilmente ao nosso alcance”. O autor defende em sua obra que devemos desenvolver habilidades artísticas e além de usufruir das manifestações que a arte pode trazer, bem como também podemos desenvolver certa sensibilidade e a criatividade para inovar na empresa ou fora dela. A arte pode ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional.

Outra dica para buscar a criatividade é desacelerar o ritmo e sair do piloto automático. Isto é possível através da meditação que nos leva a encontrar um foco, a concentração e a plenitude da mente. Uma das formas é o Mindfulness, atenção plena, que vai além de um estado meditativo, pois pode ser realizado a qualquer momento. São muitos os benefícios destas técnicas que podem ter reflexos relevantes no trabalho.

Reflita sobre esta competência tão preciosa no ambiente de trabalho. Quando pensamos que não somos criativos é porque ainda não estamos explorando todo potencial que a mente pode nos proporcionar. Exercite e vá em busca desta competência.

 

Desenvolvimento pessoal e profissional
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM RICARDO TOMAZ