Ricardo Tomaz

Oratória e Comunicação Eficaz

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 17 anos, palestrante, instrutor corporativo, mestre de cerimônias e Terapeuta holístico vibracional. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

A comunicação eficaz e o empreendedor

Ricardo Tomaz

O profissional que decide entrar para o mundo dos negócios e desenvolver suas ideias, com algo inovador e que traga valores para a sociedade, precisa de atenção em diversos aspectos individuais e de mercado. Aqui vamos falar de um destes aspectos individuais básicos para este individuo empreendedor, a Comunicação Eficaz. Ela traz a possibilidade de multiplicação das ideias, informações sobre este novo serviço ou produto, seus diferenciais de mercado e o que vai agregar de valor para o público-alvo.

As ferramentas da comunicação assertiva se apresentam como pontos importantes em diálogos simples, negociações, feedbacks e a formação de uma nova equipe de trabalho. O empreendedor pode e deve conquistar os seus futuros parceiros ou colaboradores para que estejam direcionados e convencidos do sucesso da empresa. No entanto o empreendedor apresenta algumas características relevantes em sua comunicação para que ela se torne eficaz em seus negócios, como:

O poder do olhar – ao iniciar o processo de comunicação é importante olhar nos olhos do interlocutor, pois este simples gesto transmite segurança e atenção em todo o dialogo. Confiança e credibilidade são características que um empreendedor precisa buscar e a comunicação eficaz pode realizar.

Simplicidade e Objetividade – durante a fala não há necessidade de exageros ou entusiasmo demais em falar do negocio ou de suas qualidades. O melhor seria abordar os aspectos principais da empresa, as ideias que a constituíram e algumas competências individuais do empreendedor. Usar palavras positivas e expressões cativantes. Devemos evitar diálogos prolixos e complexos.

Naturalidade – seja você mesmo e mostre o quanto a empresa é importante e o quanto ela pode contribuir de forma geral. Não é aconselhável usar textos decorados ou expressões sem qualquer tipo de emoção, pois torna-se perceptível pelos interlocutores.

Escuta ativa – a ferramenta da escuta é de grande valor, pois o empreendedor pode obter muita informação por meio dos discursos dos interlocutores envolvidos. Clarificar e resumir sempre são uma boa opção. Além é claro da atenção na linguagem não-verbal para que possamos criar conexão durante o dialogo.

Um empreendedor de sucesso pode ser assertivo e positivo na sua comunicação, e também saber utilizar o poder do NÃO. Esta palavra quando bem empregada transmite foco e organização.

Guillermo Ballenato Prieto, em seu livro Comunicação Eficaz, diz: “depois de demoras e profundas análises sobre as relações humanas e a comunicação, poderíamos chegar a uma conclusão tão simples e valiosa como a seguinte: O mais importante são as pessoas, e depois vem as ideias.”

Para quem vai comunicar é importante conhecer o receptor, para quem será repassada a mensagem, o ambiente, o tempo, até a cultura dos interlocutores, escolher as palavras, atenção na voz, a linguagem não-verbal e também estar atento à outras questões que podem ser estratégicas para uma boa comunicação. O sucesso é o objetivo.

 

 

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS