Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

POR RICARDO TOMAZ | @ricardotomaz_

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos com formação em Educação Corporativa, Carreiras com ênfase em Gestão de Pessoas. Analista de Treinamento e Desenvolvimento. Ator, palestrante, terapeuta holístico vibracional e Líder do Yoga do Riso

A C.H.A.V.E. que abre portas para sua carreira

Ricardo Tomaz

Nos aspectos profissionais, quando falamos sobre competências, chega-se ao conceito do C.H.A – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Aqueles que seguem esta orientação para o desenvolvimento de talentos alcançam novas experiências e vivências em suas carreiras. 

Após a "Teoria das Necessidades Adquiridas" de David McClelland e com todas as mudanças quem ocorrem no mercado globalizado “o C.H.A deu lugar a C.H.A.V.E”.

Ao buscar mais conhecimento sobre este assunto chegamos na Gestão por Competências, que é um método desenvolvido pelos profissionais de Recursos Humanos e auxiliados pelas lideranças nas organizações. O objetivo é organizar e desenvolver os profissionais pelos perfis e talentos individuais apresentados.

Mas podemos ir além do C.H.A em nossas carreiras para alcançar uma performance mais aguerrida no mercado.

O V significa os Valores que precisam ser atribuídos a nossas carreiras, bem como a todo planejamento que aplicarmos. Valores espiritualizados que potencializem nossas ações. Outros teóricos atribuem o V à Vontade, que se refere a motivação envolvida para a realização das ações.

O E está para o senso Ético dentro de qualquer profissão, organização e equipe, alinhados a missão, visão e valores das empresas. Esta mesma letra atribui outros sentidos a competência: entusiasmo, emoção, expressão e entrega, todos ligados aos comportamentos abstratos que o profissional desenvolve na sua carreira ou no trabalho.

Ao assumir estes dois axiomas, o significado de competência traz um valor mais humanizado, digo até espiritualizado, pois promove do indivíduo reflexões que perpassam o emocional, o mental e o espiritual. 

Entender que desenvolver uma competência, um novo talento requer muito mais que conhecer, saber e fazer. Porém, o mais correto é entender o que estas habilidades proporcionaram de transformação, e assim aplicá-las no dia a dia. 

As competências técnicas, comportamentais e de sentido tem muito mais valor quando juntas criam um profissional de resultados. Assim, suas performances pessoais e profissionais alcançam patamares maiores.

Ter uma carreira que faça a diferença é caminhar com passos firmes e o conhecimento vivo em nossas mentes. 

 

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM RICARDO TOMAZ

(