CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Conta com o Basa

Movimentando a Amazônia. E a sua vida.

Clientes do Basa já podem se cadastrar para o PIX a partir da próxima segunda

A nova plataforma definida pelo Banco Central realizará transações em até 10 segundos

Conteúdo especial

A partir da próxima segunda-feira (5), os clientes de um dos maiores bancos da região Amazônica, o Banco da Amazônia (Basa), já podem se cadastrar no PIX. No PIX as transações de transferências e pagamentos vão ocorrer de segunda a segunda, em qualquer horário e em até 10 segundos. O cadastro é feito por meio do Mobile Banking do Basa e basta utilizar uma das seguintes chaves: CPF (em caso de pessoa física) ou CNPJ (em caso de empresa) ou endereço do e-mail ou o número do telefone celular.

Segundo o gerente da área de Produtos e Serviços do Basa, José Alex Aires dos Santos, as maiores instituições financeiras do Brasil aderiram ao PIX, como é o caso do Basa. “O PIX é uma nova plataforma para realizar pagamentos e transferências definida pelo Banco Central junto às instituições financeiras, para facilitar a realização dessas transações de forma eletrônica, no período de 24 horas por sete dias, isto é, de forma ininterrupta. Por definição do Banco Central, 95% do volume dessas transações têm que ocorrer, no máximo, até 10 segundos”, explica o gerente do Basa.

Alex Aires esclarece que o cadastro da chave de acesso que identificará a conta que realizará ou receberá os pagamentos inicia a partir do próximo dia 5. No entanto, as operações financeiras serão realizadas no PIX - de forma plena - somente a partir do dia 16 de novembro deste ano, quando poderão ser feitas as transações de transferências e pagamentos utilizando a nova plataforma.

Ainda segundo ele, inicialmente, os bancos devem implementar um limite transacional aos clientes, para que, assim, as instituições mitiguem questões que envolvem a fraude eletrônica e o sequestro relâmpago.

“Então, haverá limitação inicial no valor das transações até que o mercado se acostume com esse novo processo transacional. Na medida em que for melhorando a estabilidade de toda plataforma, isso vai sendo ajustado. O BACEN já apresentou os parâmetros transacionais e os valores iniciais de transferência e pagamentos ficarão  com o limite equivalente a 50% do valor máximo das TEDs autorizadas para aquele cliente”, afirma o gestor do Basa.

As transações poderão ser feitas pelo cliente para qualquer outro cliente de qualquer banco que está na plataforma, uma pessoa pode usar as outras chaves em outras contas tanto do BASA quanto de outro banco. Todavia, quem vai receber uma das transações também precisa estar, de forma obrigatória, cadastrada com as credenciais no PIX.

Benefícios do PIX para os clientes e o Basa

O gerente da área de Produtos e Serviços do Basa destaca alguns dos principais benefícios do PIX para os clientes do banco. “Eles vão poder substituir os pagamentos de conta à vista, realizados por meio de cartão de débito, uma vez que não vão mais precisar da maquininha de cartão para realizar o pagamento, por outro lado, quem recebe o pagamento terá o valor sensibilizado imediatamente na sua conta, diferente do processo da maquininha de cartão que em alguns casos ele só recebe esse valor dias depois. No PIX o dinheiro cai direto”.

image (Foto: Ivan Duarte / O Liberal)

Além disso, para o cliente (pessoa física) o Banco Central orientou que as instituições financeiras não cobrassem tarifa na realização das transações, como forma de promover a adesão massificada ao PIX. “Em relação aos clientes que são empresas, ainda estudamos a Instrução Normativa para definir quais são as tarifas que serão aplicadas, porém com valor mais acessível”.

Outros benefícios do PIX são a inclusão financeira e a segurança. Com o crescimento das transações PIX, haverá uma grande inclusão financeira da população no processo de pagamentos de contas utilizando o meio digital e por consequência, com menos dinheiro em espécie circulando, a segurança vai melhorar junto aos estabelecimentos comerciais uma vez que ficarão menos propensos a assaltos, assim como as empresas necessitarão de menos transporte de valores, o que vai gerar mais segurança e redução do custo operacional.

Já para o Basa, enfatiza o gerente da instituição, José Alex Aires dos Santos, uma das maiores vantagens é a ampliação da inclusão financeira e adoção de um maior volume de pagamentos eletrônicos na base de clientes, trazendo um maior fluxo financeiro junto  à clientela de pessoa física e jurídica, habilitando-os a realizarem novos negócios baseados na movimentação em suas contas.

Ainda nesse processo de adoção dos meios de pagamentos, outro lado positivo para o Basa por meio da movimentação financeira dos clientes é a oferta de produtos e serviços mais aderentes ao perfil de cada negócio, além da disponibilidade de mais um mecanismo para que a clientela receba o pagamento de suas vendas e realize suas transações financeiras com maior facilidade, incluindo cada vez mais os clientes no processo digital e eletrônico.

“Nossa expectativa é que haja adesão massiva pelos clientes do banco, sejam como pagadores ou recebedores, com isto eles geram um fluxo financeiro quase instantâneo elevando assim o dinamismo na economia da região. Os clientes pessoas físicas terão menos taxas para pagar em uma transferência ou processo de pagamento. Por sua vez, os clientes pessoas jurídicas receberão imediatamente o recurso na conta deles e não pagarão as taxas que as maquininhas de cartão cobram em uma transação de débito além de receber o dinheiro imediatamente”, reforça o gerente da área de Produtos e Serviços do Basa, José Alex Aires dos Santos.

Como fazer o cadastro no PIX do Basa?

- Para cadastrar uma das chaves, basta o cliente atualizar o aplicativo Mobile Banking do Banco da Amazônia, disponível no Google Play e Apple Store, a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de outubro;

- Selecionar o ícone “Minhas Chaves”;

- Realizar o processo de cadastramento de chave, onde poderá selecionar a chave que vai utilizar (CPF, em caso de pessoa física, ou CNPJ, em caso de empresa; ou endereço do e-mail ou número do telefone celular);

- Cadastra a chave. Nesse momento o processo registra a chave no Banco Central;

- Depois que o Banco Central receber a solicitação e registar com sucesso, o cliente recebe uma mensagem dizendo que a chave foi cadastrada;

- A partir desse momento, com a chave cadastrada, o cliente estará habilitado a realizar as transações, utilizando o PIX, a partir do dia 16 de novembro deste ano.

Para esclarecer mais sobre o tema, o Basa está com uma página na Internet com informações sobre o novo serviço no site do banco. Elas podem ser obtidas também por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800 7277228.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conta com o Basa
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CONTA COM O BASA