Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

'Você não estava aqui' é o destaque da semana

Marco Antônio Moreira

O diretor britânico Kenneth Charles Loach, de 82 anos, é um dos mais importantes diretores do cinema. Desde seus primeiros filmes como "Kes" (1969) e "Vida em Família" (1971), seu trabalho é brilhante e possui personagens humanizados em relação a sociedades opressoras.

Seu novo filme, "Você não estava aqui", é mais uma vez um filme político com um realismo social sobre seu país com grande sucesso de crítica após o aclamado "Daniel Blake" que ganhou a palma de Ouro no festival de Cannes em 2016. O título demonstra ironia do diretor que se refere ao aviso deixado nas caixas do correio quando não é possível fazer a entrega da encomenda a um destinatário ausente.

Segundo a crítica interacional, o filme é um libelo contra a uberização do trabalho e relata a atual precariedade do trabalho, uma alternativa para aqueles que fogem do desemprego e mostra o empobrecimento da população das pequenas classes médias no Reino Unido.

O roteiro de "Você não estava aqui" é do escritor Paul Laverty, parceiro de Loach em "Daniel Blake". Segundo o diretor, o roteirista pesquisou sobre o assunto do filme passeando pelos estacionamentos conversando com motoristas de entregas a domicílio, faziam viagens em sua companhia e observava o quanto eles bebiam para manter a energia física e o seu apodrecimento. A maioria do elenco do filme é composta de motoristas de entrega domiciliar e trabalhadores uberizados.

A história do filme é sobre Ricky e sua mulher, Abby. Ela vende o seu carro e passa a usar transportes públicos para que o marido possa comprar uma camionete e fazer os turnos de 12/14 horas durante seis dias por semana, em uma ocupação como recurso possível para resolver os seus problemas financeiros.

Segundo críticos que elogiaram o filme, o trabalho de Loach revela uma economia despedaçada com empresas que tentam convencer os trabalhadores, de modo questionável, das vantagens de serem seus próprios patrões. O filme esta em exibição no cine Líbero Luxardo e, sem dúvida, o espectador pode esperar uma obra humanista sobre um tema tão presente em diversos países. Não perca!

INDICAÇÕES

"Você não estava aqui"
Filme de Ken Loach
Cine Líbero Luxardo

AGENDA

Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes)

Dia 02/03 - "Mar de Rosas" (1977) com Norma Benguell, Hugo Carvana e Cristina Pereira. Homenagem à cineasta Ana Carolina. Sessão às 19 h. Entrada franca.

Cine Líbero Luxardo

Até dia 04/03 – "Você não estava aqui" de Ken Loach

Dia 07/03 – "Spartacus" de Stanley Kubrick. Sessão Cult em homenagem ao ator Kirk Douglas. Sessão às 14 h. Entrada franca. 

Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) (Casa das Artes)

Dia 31/03 - Palestra sobre a obra do cineasta italiano Federico Fellini. Ação comemorativa do centenário de Fellini. Horário: 18h30min. Inscrições gratuitas.

Cine SINDMEPA (Sindicato dos Médicos do Pará)

Dia 03/03 – "Ainda há fogo sob as Cinzas" (1971) de Jack Lemmon. Com Walter Matthau. Sessão às 19 h. Entrada franca.

ESTREIAS

"As Bandeiras de Papel" (Cine Olympia)

"Você não estará lá" (Cine Líbero Luxardo)

"O Homem Invisível"

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!