Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022

Marco Antonio Moreira

O cinema italiano é fundamental para a história do cinema por meio de diversos filmes e cineastas que expressaram talento e sensibilidade que impressionaram a crítica especializada e espectadores durante décadas. É imprescindível valorizar esta cinematografia para que novos públicos percebam que o cinema sempre vai além do que os mercados comerciais cinematográficos estabelecem, frequentemente. O circuito cineclubista mundial colaborou intensamente para que a cinematografia italiana alcançasse o público programando e exibindo produções de diversas fases do cinema italiano, desde o período do cinema silencioso às produções dos anos 1930, dos filmes neorrealistas realizados nos anos 1940 como Roma Cidade Aberta (1945) de Roberto Rosselini, Ladrões de Bicicletas (1948) e Umberto D (1952) de Vittorio De Sica até os filmes com temáticas políticas dos anos 1960 e 1970 como O Bandido Giuliano (1962) de Francesco Rosi e Investigação sobre um Cidadão acima de Qualquer Suspeita (1970) de Elio Petri. A exibição destes filmes italianos nos cineclubes ajudou a definir a cinefilia de muitos espectadores em uma oportunidade extraordinária de conhecer outros modos de se fazer cinema e entende-lo como arte imprescindível para a expressão humana.

Cine News 05.08

Neste contexto de valorização da cultura cinematográfica italiana é importante evidenciar que a 8 ½ Festa do Cinema Italiano é uma celebração sobre o passado e presente do cinema italiano. Felizmente, a nona edição desta festa será presencial com exibição de filmes em 20 capitais do país. Em Belém, a mostra de filmes está em exibição desde o dia 04/08 com programação até o dia 10/08 no Moviecom Pátio Belém. A edição deste ano apresenta longas-metragens italianos inéditos selecionados a partir de festivais internacionais e de sucessos de bilheteria na Itália.

Um dos destaques do festival é a première do documentário Ennio, O Maestro de Giuseppe Tornatore (de Cinema Paradiso) em homenagem a obra do genial compositor Ennio Morricone, falecido em 2020. Outro destaque é a homenagem ao cineasta italiano Pier Paolo Pasolini que completaria 100 anos em 2022, com a exibição da cópia restaurada de Mamma Roma, dirigida por Pasolini e lançada nos cinemas em 1962. A curadoria do festival selecionou filmes  elogiados pela crítica como Il Buco de Michelangelo Frammartino que recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2021 e Leonora, Adeus de Paolo Taviani, dedicado ao irmão Vittorio Taviani, que concorreu ao Urso de Ouro do Festival de Berlim 2022. Paolo e Vitorio Taviani trabalharam juntos durante várias décadas e realizaram diversos filmes maravilhosos que merecem atenção como Pai Patrão (1977) e A Noite de São Lourenzo (1982). Vittorio Taviani faleceu em 2018.

Outros filmes em evidência no festival são a comédia Guia Romântico para Lugares Perdidos de Giorgia Farina com Clive Owen, Laços de Daniele Luchetti (filme de abertura do Festival de Veneza 2021) e Freaks Out que foi premiado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza. Este filme mostra a saga de uma trupe de circo que, em plena Segunda Guerra, usa seus superpoderes para lutar contra os nazistas.

O Festival é realizado pela Associação Il Sorpasso / Risi Film Brasil com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e da Embaixada da Itália, do MIBACT e da Cinecittà, com organização logística - Bonfilm.  Desde 2020, a Generali Seguros é a patrocinadora principal do Festival, permitindo novamente a realização do 8 ½ Festa do Cinema Italiano.

Confira os filmes da edição 2022 da 8 ½ Festa do Cinema Italiano em exibição no Moviecom Pátio Belém:

  • Ennio, O Maestro (2022) de Giuseppe Tornatore 
  • Mamma Roma (1962) de Pier Paolo Pasolini 
  • Leonora, Adeus (2022) de Paolo Taviani 
  • Eu, Leonardo (2019) de Jesus Garces Lambert 
  • Tintoretto – Um Rebelde em Veneza (2019) de Giuseppe Domingo Romano 
  • Freaks Out (2021) de Gabriele Mainetti
  • Il Buco (2021) de Michelangelo Frammartino 
  • O Rei do Riso (2021) de Mario Martone 
  • Laços (2020) de Daniele Luchetti (2020)
  • Guia Romântico para Lugares Perdidos (2020) de Giorgia Farina
  • Mulheres Rebeldes de Francesco Costabile (2022)
  • Tempos Super Modernos (2021) de Pif 
Cine News
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS