Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

CARLOS FERREIRA

ferreiraliberal@yahoo.com.br

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro.

Veja a relação de Remo e Paysandu com decisões de campeonatos no futebol profissional

Carlos Ferreira

Na Copa Verde, Papão tem a sua centésima decisão 

Com 56 títulos e 43 vezes vice-campeão nos seus 105 anos de futebol, o Papão chega a 100 decisões nesta Copa Verde, dias 13 e 20 de novembro, contra o Cuiabá. O Paysandu tem 47 títulos estaduais, três  nacionais (dois da Série B e um da Copa dos Campeões), um da Copa Norte e dois da Copa Verde. Tem ainda três títulos internacionais em torneios com clubes do Suriname, em Paramaribo e em Belém. Os 43 vice-campeonatos foram 38 no Parazão, dois na Copa Verde, um na Série C e um na Copa Norte. 

Desta vez, o título da Copa Verde tem sua grande importância moral e estatística, mas é mais importante ainda pela razão financeira. Afinal, permitiria ao clube antecipar a entrada de parte dos R$ 2,5 milhões da cota da Copa do Brasil/2020 e resolver pendências salariais neste fim de ano.

 

Leão também tem 99 decisões

Tal como o rival, o Remo também já decidiu 99 competições na sua trajetória centenária nos gramados, desde 1913, quando passou a ter futebol, embora tenha sido fundado em 1905. O Leão tem 57 títulos, sendo 46 estaduais, 7 regionais (três  da Copa Norte, um de Norte-Nordeste, três em torneios Pará/Goiás, Pará/Maranhão, Pará/Ceará e um em torneio na Bahia), o título nacional da Série C e três em competições internacionais: dois no Suriname e um na Venezuela. 

Os 42 vice-campeonatos foram: 34 no Parazão, dois na 2a divisão nacional, dois na Copa Norte, um na Copa Verde, um no Norte-Nordeste, um no Torneio de Toulon (na França) e um no último Torneio de Paramaribo.

 

BAIXINHAS

* Embora os números de Leão e Papão sejam equivalentes, é óbvio que a galeria de troféus do Paysandu é bem mais rica. O Papão tem a Copa dos Campeões, o título mais valioso do norte, e dois títulos da Série B, além da honra de ter representado dignamente o Brasil na Copa Libertadores.

* O Remo deixou escapar grandes oportunidades de acesso à Copa Conmebol, em 1997, quando perdeu a Copa Norte para o Rio Branco-AC, e à Copa Sul-Americana 2015, quando perdeu a Copa Verde para o Cuiabá. Nas duas decisões estava em vantagem, chegou a fazer festa antecipada e não segurou a onda.

* Com 39 jogos, Nícolas é o recordista de súmulas no Paysandu este ano. Nícolas é também o principal artilheiro do futebol paraense com 11 gols na temporada. Náutico e Londrina estão assediando o atacante.

* Micael com 35, Mota com 35 e Vinícius Leite com 33 jogos completam o quarteto dos que mais atuaram pelo Papão em 2019, restando ainda os dois jogos contra o Cuiabá. Somente Mota está fora. O goleiro voltou para o CSA.

* Remo programando para o início de dezembro a inauguração do Núcleo Azulino de Apoio e Performance (NASF), no Baenão, com academia de musculação e departamento médico. A academia já está em uso.

* Com Vinícius, Thiago e Vitor (sub 20) confirmados no elenco para 2020, o Remo pretende contratar um goleiro regional para ser a terceira opção. Observadores azulinos estão atentos à Segundinha.

Carlos Ferreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA