CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Os trunfos do Paysandu para buscar o acesso e o 'miado' do Remo na estreia de Eudes Pedro

Carlos Ferreira
fonte

Bom motivo para acreditar no acesso do Papão

Visitante mais competente desta Série C, com 59% de aproveitamento (quatro vitórias, quatro empates e uma derrota), o Paysandu está muito acima da sua própria média geral (32%) nos 46 campeonatos brasileiros que já disputou: 63 vitórias, 145 empates e 261 derrotas. Essas estatísticas, que tanto credenciam o atual time bicolor fora de casa, se devem ao jogo reativo implantado por Hélio dos Anjos. O Papão é um time que resiste e responde bem à pressão do adversário. Se repetir essa conduta no domingo, terá amplas possibilidades de êxito.

Como qualquer decisão, o jogo será tenso. À medida que resistir, o Papão vai impor nervosismo ao adversário. No entanto, se o Náutico abrir o placar na fase de maior pressão, passará a ter todo o emocional a seu favor. A tendência de jogo dramático se multiplica com a hipótese de decisão em “pênaltis”.

 

Leão "mia" na estreia de Eudes Pedro

Mesmo quando o Remo fez 1 x 0, no final do primeiro tempo, o Atlético-AC era melhor no jogo. A superioridade do time acreano ficou ainda mais clara no segundo tempo, quando virou o placar e venceu por 2   1. O Leão "miou" na estreia de Eudes Pedro.

Como o jogo de volta só acontece no dia 15, o novo técnico remista tem tempo bem razoável para fazer o Leão urrar na decisão da vaga. Afinal, ontem o time azulino não mostrou a nova postura prometida por Eudes Pedro, que já vai conviver com cobranças veementes nesses seus primeiros dias de técnico de futebol.

 

BAIXINHAS

* O Papão deve ter contra o Náutico uma dupla de volantes que subiu com o Fortaleza em 2017: Anderson Uchoa e Wellington Reis, o mais provável substituto do suspenso Léo Baiano. Uchôa foi titular na campanha vitoriosa do Fortaleza. Wellington era um reserva bastante acionado.

* Além do fato de ter 59% de aproveitamento como visitante nesta Série C, quando sua média nos 45 campeonatos brasileiros é 32%, o Paysandu conquistou seus dois acessos à Série B fora de casa (Macaé e Juiz de Fora). Em Fortaleza conquistou a Copa dos Campeões, acesso à Copa Libertadores. Mas em 1987 perdeu o Módulo Branco do Brasileiro  para o Operario em Campo Grande.

* Nas três decisões de acesso à Série B que o  Paysandu já encarou, contra Salgueiro (2010), Macaé (2012) e Tupy (2014), o gol na casa do adversário era critério de desempate. O regulamento mudou em 2018 e esse critério não existe mais. Uma pena! Se ainda existisse, pelo 0 x 0 em Belém, o Papão teria maiores possibilidades no domingo em Recife.

* Junto com Rembrandt Júnior e Cabral Neto, da TV Globo/PE, bati papo ontem com Kuki, auxiliar técnico de Gilmar Dal Pozzo no Náutico. Ele se refere a Hélio dos Anjos como "raposa do futebol" e diz que o Náutico se prepara com todos os cuidados para não ser surpreendido e para se impor na decisão do acesso à Série B.

* As grandes dificuldades de acesso e saída do Mangueirão até em jogos de público médio, como no último domingo, desafiam a Semob, o Detran e demais instituições engajadas. Ministério Público, que lidera o trabalho coletivo, está fazendo avaliações para a tomada de providências. Dificuldades com a estrutura viária e por alguns casos de descompromisso com a causa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA