Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

CARLOS FERREIRA

ferreiraliberal@yahoo.com.br

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro.

Ética e superação à prova, hoje, na Série B

Carlos Ferreira

Claro que Remo, Londrina e Vitória vão se superar e render o máximo, hoje, na rodada que vai rebaixar dois dos três à Série C. Os adversários, como vão apenas cumprir tabela, terão prova de ética, com os compromissos de honradez e dignidade profissional. É muito importante essa bandeira da seriedade no futebol, como em qualquer atividade.

Ao contrário de Londrina e Vitória, que torcem desesperadamente pelo Confiança, o Remo só precisa vencer para se manter na Série B. A tendência é para um jogo tenso, difícil. Apesar de rebaixado, o Confiança vem tendo boas atuações. Mas o Remo está em ascensão e vai ter a energia da torcida, com o Baenão lotado. Está criado um clima para o Leão se agigantar, impor-se, vencer e fazer uma grande festa. Contudo, o Confiança tem time suficiente para azedar a vida dos remistas, apesar de toda a pressão que vai sofrer. Para quem quer emoção, a tarde promete...

Saiba quantas vezes o Leão subiu, caiu e escapou de rebaixamento

A meritocracia foi institucionalizada no Campeonato Brasileiro em 1989, com os acessos e rebaixamentos. Nesses 32 anos, o Remo conseguiu quatro vezes o que busca na jornada de hoje: escapar do rebaixamento. Esteve em grave risco, lutou e escapou em 1999, 2001, 2006 e 2018. Mas caiu em 1994, 2004, 2007 e 2008. Também quatro vezes conquistou acesso: 1992, 2005, 2015 e 2020.

O Leão Azul está fechando hoje o seu 46° Campeonato Brasileiro. O jogo é contra o Confiança e a rodada contra Londrina e Vitória, concorrentes na luta contra o rebaixamento.

BAIXINHAS

* Seis jogadores que foram efetivos na subida do Remo à Série B estarão em ação hoje à tarde para mantê-lo na divisão de honra. Vinícius, Lucas Siqueira, Felipe Gedoz, que devem começar jogando; Marlon, Fredson e Wallace no banco. Também no banco o goleiro Thiago Coelho, que nem chegou a jogar na Série C.

* Victor Souza; Leandro Silva, Yan, Victor Sallinas, Diego Matos; Ratinho, Paulo Roberto, Jhonnatan (ou Ruy) e José Aldo; Marlon e Danrlei. Provável time do Paysandu para enfrentar o Remo, quarta-feira, na semifinal da Copa Verde. O executivo Fred Gomes e o coordenador-técnico Lecheva já vão viver o clássico como primeiros contratados para 2022.

* Atacante Williams, 33 anos, 45 jogos e 6 gols na temporada, é um jogador do Confiança que merece atenção especial dos remistas. Fruto da base do Vitória, com vasto currículo, Williams é sergipano, mas até 2020 ainda não havia jogado por clube nenhum da terra dele.

* Victor Andrade, que já saiu, Fredson e Uchôa. Três sergipanos do Remo nesta Série B. Uchôa, formado no Cruzeiro, jamais jogou em clubes de Sergipe, mesmo caso de Vitor Andrade, formado no Santos. Fredson jogou em Sergipe pelo Itabaiana e pelo Boca Júnior.

* Mariolino adiou a vinda de Portugal a Belém e recuou no projeto de investimento na Tuna. Disse que fechou negócio num cenário de candidatura única, da atual presidente, Graciete Maués. Como esta semana surgiu a candidatura de Rui Pinheiro pela oposição, resolveu recuar e vai esperar pelas eleições cruzmaltinas, programadas para dezembro.

* Re-Pa e confraternização de azulinos e bicolores, hoje, a partir das 9 horas, no Cassazum. Juvenis de Remo e Paysandu da década de 70 vão se reencontrar para futebol, resenha, churrasco e cerveja.

Carlos Ferreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA