Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Vale música, Economia, Tap de volta

Bernardino Santos

VALE MÚSICA

Em seu segundo ano de atuação, o Programa Vale Música inicia parceria com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, visando incentivar a música erudita, para, através de intercâmbio levar crianças e adolescentes de escolas públicas às maiores orquestras do país.

Além da Filarmônica de Minas, são parceiras a Sinfônica Brasileira e a Orquestra Ouro Preto. Em 2019, cerca de mil alunos foram atendidos com encontros musicais nos estados do Pará, Espírito Santo, Minas e Mato Grosso do Sul.

ECONOMIA

O IBGE divulgou esta semana os números da queda da economia nas empresas, nos tempos do corona.

Para 62%, o efeito foi bastante negativo; para 25%, pequeno e 15% consideraram positivo. Nesse setor, encontram-se os supermercados. Mas a pandemia atrapalhou muito os outros negócios.

Na economia global, os EUA viram o PIB cair 32% e a Alemanha, maior economia da Europa, 10%.

A China indica 9% de perda, assim como o Brasil.

TAP DE VOLTA

Agora é para valer. Está confirmado para o início de outubro a volta da TAP à pista, fazendo a linha Belém-Lisboa. Oba!

CASA

O reitor Emmanuel Tourinho, com recursos da própria UFPA, construiu a Casa do Estudante no campus do Guamá. Agora é esperar os inquilinos.

FISCALIZAÇÃO

A diretoria de Fiscalização da Arcon, em trabalho conjunto com o Detran e polícias rodoviárias, promoveu intensa fiscalização nas rodovias e portos da região, impedindo a superlotação e diminuindo riscos de vida de motoristas e passageiros.

O diretor do órgão, Ivan Bernaldo, fará nos próximos meses a entrega de carteiras de estudante intermunicipal, uma parceria com a Ufopa, de Santarém.

MINISTRA

A ministra Damares Alves cancelou a visita que faria a Breves hoje. A decisão foi tomada após a confirmação de que a primeira-dama Michelle Bolsonaro está com covid-19. Como Damares esteve com Michelle, por precaução, vai realizar exames.

MUSEUS

Os museus da Secult estão abertos, assim como o Museu Goeldi. Bom programa para este fim de semana. Mas é preciso obedecer os protocolos de segurança.

ADIADA DE NOVO

A Secult estuda adiar a 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorreria em agosto, para o mês de dezembro, devido à pandemia.
 

Ao sol e mar, Shirley Salazar, Roberta Tuma e Thaís Fernandez, curtindo o verão em Salinas (Foto: Jel Brelaz) 

VITRINE

Este não será o último fim de semana das férias de verão. Como as aulas só recomeçam na segunda quinzena de agosto, a jeunesse dorée ainda terá mais 15 dias de sol e mar.

Atraído pelo mar, o desembargador Leonardo Tavares passou uns dias em Salinas. Mas, seguindo os protocolos de segurança. Como deve ser.

Álvaro Cordoval, presidente da CDL, aposta que, a partir da próxima semana, vão crescer as vendas no comércio lojista em razão do Dia dos Pais, que ocorrerá em 9 de agosto.

Bom dia para Felícia Assmar Maia, leitora da coluna logo cedo, no café da manhã.

Para alegria dos amigos, Leonel Pinho está em casa, com a saúde restabelecida. Logo volta ao batente. Orlando Carneiro passa estes dias em casa pesquisando a obra do maestro Carlos Gomes. Bravo!

Estou lendo “Metrópole à Beira-Mar – O Rio Moderno dos Anos 20”, o mais recente livro do Ruy Castro. Muito bom e recomendo aos meus leitores.

Ana Lú e Adriano Seduvim foram passar uns dias em São Luís com o filho que lá reside.

A partir de amanhã volta a rivalidade entre remistas e bicolores. Um “secando” o outro.

O amigo Walbert Monteiro vai se recandidatar a uma vaga na Academia Paraense de Letras.

De vez em quando, o amigo Ricardo Rezende dá uma “fugida” para pescar nos rios de São Caetano de Odivelas.

Cantinho da poesia: “Do aconchego do teu abraço à ternura do teu beijo, a tua pele, teu cheiro, teus olhos e tuas mãos, dão as batidas do meu coração.” (Orestes Ramalho).

Todo cuidado é pouco. Use máscara.

A alegria de Marcelo Franco e Daniela Sollera curtindo os fins de semana de verão em Salinópolis 
Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!