Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Um beijo para Belém nos seus 403 anos

Bernardino Santos

Um beijo, Belém

  • No aniversário de 403 anos de Belém, a melhor homenagem que a coluna poderia prestar à cidade vem em tom de poesia, lembrando alguns dos versos mais bonitos que conheço, em língua portuguesa, a respeito do amor. No poema “Bom dia, Belém”, de Adalcinda Camarão Luxardo, lindamente musicado por Edyr Proença, há um trecho, retirado da canção por decisão dos autores, que diz assim: “se tu não te lembras/que sou viva ainda/sussurro meu nome/ eu sou Adalcinda/ poeta dos versos/que o amor esqueceu”.
  • A poeta construiu um lamento à moda dos trovadores medievais, falando dos versos esquecidos pelo amor, ou dos versos que esqueceram o amor. De qualquer forma, a plurissignificação deixa o texto ainda mais bonito, digno de uma declaração de afeto por Belém, no dia dos seus anos, como diria o poeta Fernando Pessoa.
  • Parabéns, querida Belém!

Cursinho da Uepa
A Universidade do Estado do Pará criou um cursinho alternativo, com 300 vagas, para novos alunos que desejem ingressar em uma Instituição de Ensino Superior. A inscrição será na próxima terça-feira, de 9 às 17 horas, no Centro de Ciências Sociais e Educação.

Livro do Ciaba

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar – CIABA - vai ter sua história registrada em livro. O Comandante Baptista Santos está concluindo a revisão dos originais da obra que pretende lançar muito em breve.

Festa
Com show da banda The Beat, Débora Goldenberg inaugura, na próxima quinta, seu novo showroom. Evento para cerimonialistas e decoradores.

Feira orgânica
Deu super  certo a feirinha de produtos orgânicos, montada às terças-feiras, no Museu Goeldi. Desde cedo os moradores de ruas próximas ao Museu, pela 9 de Janeiro, passam carregados de sacolas.

A lindinha Juliana Costa de Souza Ramos, filha de Ana Júlia e João Paulo Oliveira, completa, neste sábado, 15 anos (Divulgação)

 

 

Gilberto Noronha, novo presidente da Cimbesa, com o ex-presidente João Bosco Vasconcelos de Miranda Júnior e Marcos Soares (Divulgação)

 

 

VITRINE 

  • André Laurent, nosso estimado colega da TV Liberal, está trabalhando num belo projeto cultural sobre o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
  • A reitora da Unama, Bethânia Fidalgo Arroyo, e o marido, professor João Claudio Arroyo, serão palestrantes no II Congresso ÍTalo-Luso-Brasileiro, que acontecerá em Roma, no mês de março, promovido pelo Instituto Silvio Meira.
  • A Fibra realiza neste sábado cerimônia de colação de grau, no Hangar, com tradução em libras.
  • Hoje é dia de abraçar o amigo Jarbas Vasconcelos, agora secretário de Estado do governo Hélder,  que aniversaria junto com Belém.  E como a coluna sai do ar às segundas, antecipo meu abraço aos irmãos Socorro e José Uipertis Velasco dos Santos, e à querida Renata Farinha Velasco dos Santos.
  • O reitor da Basílica, padre Luiz Carlos, além de ser um grande sacerdote, é também artista plástico e músico. Motivado por amigos, começou a organizar uma exposição de pintaras sacras.
  • Bom dia ao amigo e cônego Ronaldo Menezes, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  • O chef Herlander  Andrade está ausente dos eventos da cidade, porque acompanha a mãe, em Roraima, em tratamento médico.
  • O desembargador Leonardo Tavares, presidente eleito do Tribunal de Justiça do estado, já começou a montar sua equipe de trabalho.
  • O médio Rosival Nassar confirmou para a coluna informação da Agência Nacional de Saúde: aumentou em 14% o tratamento de fertilização in vtro. Inclusive em Belém.
  • Por hoje, senhoras e senhores, o que temos. Amanhã é dia de folga, mas, na terça-feira, se Deus quiser, novamente aqui. Interinamente, é claro.

João Carlos Pereira
 

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS