Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Thiara Verena entra para o quadro da Bela do Verão

Bernardino Santos

ROYALTIES

Parlamentares estudam modificação na lei dos royalties, que repassam milhões de reais para municípios detentores de minérios, enquanto a maioria fica apenas com poucos recursos do FPM.

Evidente que municípios mineradores devem levar a parte do leão, mas há que sobrar uma lasca para os primos pobres, afinal, tudo é Pará.

ENGENHARIA

A nova diretoria do Clube de Engenharia, pilotada por Ulisses Sereni, quer atrair a participação de engenheiros renomados como Lutfala Bitar, Nagib Charone, Haroldo Bezerra, João Bosco Lobo, dentre outros, para recuperar o prestígio da entidade. A valorização do engenheiro e sua colocação no mercado de trabalho é outra prioridade da direção.

PERNALONGA

Um especial de televisão vai marcar os 80 anos de surgimento do Pernalonga no mundo dos desenhos animados.

ACADEMIA

Cancelada a eleição, Alcyr Meira (que não quer a reeleição) teve seu mandato prorrogado por seis meses.

SANITIZAÇÃO

Seguindo protocolos de combate à covid-19, o prédio sede da Justiça Federal em Belém passou por um completo serviço de sanitização. Um exemplo que deveria ser seguido por outros órgãos públicos.

CEPC

Singela, porém bonita a homenagem de um grupo de antigos alunos aos 179 anos do CEPC, tradicional colégio de Belém.

PRIVATIZAÇÃO

Ainda neste ano poderão ser privatizadas a Eletrobras; os Correios; os portos e alguns bancos oficiais. O objetivo do Planalto é enxugar a máquina administrativa.

FECHOU

O restaurante Navegador, um dos mais antigos do Rio de Janeiro, onde se comia um excelente bacalhau e muito frequentado por paraenses em visita à Maravilhosa, cerrou suas portas. Uma pena.

REFLEXÃO

“De tão pouco precisa o homem, e como se lhe torna grato sentir o quanto precisa desse pouco.” (Goethe; tradução de Orlando Bitar).

CONCESSÃO

Errei, sim. O contrato de concessão da operação da Estrada de Ferro Carajás (EFC) ainda não se encerrou, como noticiei aqui. Está em vigor e vai até 2027. A empresa entrou com pedido antecipado de renovação por acreditar que a renovação antecipada das concessões ferroviárias vai ajudar na retomada do crescimento econômico do país.

Entre 2006 e 2019, a empresa investiu R$ 23,7 bilhões na Estrada de Ferro Vitória a Minas e na EFC que as transformaram nas ferrovias mais seguras e produtivas do país.

VITRINE

A BBC de Londres está produzindo um programa sobre a devoção dos paraenses à Nossa Senhora de Nazaré, que poderá ser exibido no Círio virtual, em outubro.

Shyrlei Alana e João Cláudio Klautau completaram um ano de um casamento bonito e feliz. Parabéns, amigos. Ao saber que Betânia Fidalgo Arroyo tomaria posse na APL, a cantora Sandra Dualibe se apresentou para homenagear a amiga. Já está na programação.

Bom dia para o advogado Reynaldo Silveira, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.

O designer gráfico Elailson Santos troca de idade hoje e comemora a data no isolamento social. A amiga Zélia Lobato faz quarentena em sua fazenda, contando os dias para voltar a Cascais, Portugal, onde tem residência.

A professora Maria Emília Penna, mãe do nosso companheiro Ronaldo Penna, trocou de idade e ganhou carinho da família.

O reitor da Basílica, padre Luiz Carlos, está em sua comunidade, na cidade de Viseu, fazendo temporada de orações.

A cidade se lembrará mais de Cleide Moraes, em outubro, se houver Círio. Ela fazia uma emocionante homenagens à padroeira.

A crônica do companheiro João Carlos Pereira, na internet, sobre a “Arara”, tipo popular de Belém, lacrou nas redes sociais.

Há três anos lancha rápida, a Golfinho continua alavancando o turismo na Ilha do Marajó, com a travessia para Soure, em duas horas. Cantinho da poesia: “Quisera ter a amplitude do vento e desfolhar, magicamente, os teus cabelos. Quisera chover, enternecido, por sobre ti”. (Acyr Castro).

A covid-19 continua atacando. Máscara nela!

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!