Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Satélite, Trapiche, Navio da UFPA

Bernardino Santos

SATÉLITE

O mundo científico brasileiro alerta para o desmanche do nosso sistema de defesa do meio ambiente, que está sob a tutela do Ministério da Defesa. O satélite anunciado de 150 milhões de reais é obsoleto, lento e cobre o território brasileiro em dois meses enquanto o que está em uso, do Inpe, faz isso em 48 horas. Não dá para entender a troca.

NAVIO NA UFPA

O navio “Barcarena, do Corpo de Bombeiros que se acaba na lama no estaleiro de Miramar, em Belém, conforme notícia reiteradamente do confrade Alyrio Sabbá, poderá ser doado à UFPA para ser utilizado no campus de Cametá no Baixo Tocantins, nas ações de educação e cultura aos ribeirinhos. Falta apenas o reitor firmar a solicitação oficial ao CBM.

TRAPICHE

No rio Xingu, o trapiche de Altamira está com quase nenhuma iluminação e o pessoal aproveita para fazer dali e de toda a orla, motel público, gratuito, com uma brisa suave e canto dos pássaros.

ÓBIDOS

Corre informe de que a cidade de Óbidos pode voltar a ter cacau do Imperador, caso os cacauais nativos sejam melhor tratados pelo município, quando a água baixar. Quem comenta, conta que no tempo do império, a casa imperial ofertava cacau proveniente de Óbidos, que era o de melhor qualidade.

JUDEUS

Campus da UFPA, em Bragança, criou, com alunos da pós-graduação, grupo de pesquisa para identificar escritores judeus que atuam na literatura local e que usam os hebreus como personagem de suas narrativas.

AMAZÔNIA

A diretoria da Academia Paraense de Jornalismo, presidida pela acadêmica Franssinete Florezano, reuniu-se ontem e acatou sugestão do jornalista Walbert Monteiro, para que se promova uma ampla campanha em defesa da Amazônia, não apenas no aspecto florestal, mas, principalmente, visando os índios e ribeirinhos da região. O lançamento da campanha deverá acontecer em outubro.

OPINIÃO

Ninguém pediu minha opinião, mas eu digo. Se fosse eleitor americano não pensaria duas vezes para votar em Joe Biden e Kamala Harris para presidente e vice dos Estados Unidos. Fora, Trump!

O casal Gute e Miro Gomes, sempre elegante, num evento social, em foto, antes da pandemia. Até o final do ano, o casal segue para temporada em Portugal.
A universitária Julia Klautau Sadalla finaliza o seu curso de Direito no Cesupa, apresentando o TCC com o tema “Invisibilidade da violência psicológica contra a mulher no ambiente das relações intimas de afeto”, bastante elogiado pelos seus mestres. Após a graduação ruma à Itália para a pós-graduação na Universidade de Bologna. 

 

 

VITRINE

A Liga das Escolas de Samba de Belém, a exemplo do Rio e São Paulo, cancelou, o carnaval da cidade em 2021. Prevaleceu o bom senso.

O arquiteto e poeta Fernando Pessoa me revelou ontem, no restaurante do Paulo Mendonça, que até o final do ano, lança seu novo livro de poemas.

Lelé Grelo, nome de maior destaque no mundo da moda, aniversaria hoje. Parabéns.

Bom dia para o amigo Celso Couceiro, leitor da coluna logo no café da manhã. Carlos José e Mônica Almeida completam hoje, 25 anos de casados.

Em razão da pandemia, as bodas de prata serão comemoradas em 2021.

Apesar de não haver Círio, os artesãos de Abaetetuba estão produzindo brinquedos de miriti para venderem em Belém, no mês de outubro.

Os veranistas estão descobrindo Marajó. Os hotéis e pousadas de Soure, Salvaterra e Ponta de Pedras ficam sempre lotados nos fins de semana.

A limitação de apenas 150 pessoas para encontros sociais, inviabilizou a realização de eventos na Assembleia Paraense e outros grandes salões.

Muita gente reclama da falta de bons restaurantes na ilha de Mosqueiro. Os que existem são barracas na orla das praias. Na minha opinião, procede a reclamação.

A diretoria do Cassazum que tem à frente o presidente Yedo Maia, inaugura, neste domingo, o playgronund com piscina infantil, a revitalização do bar da piscina e o espaço 14 Bis.

O Clube do Remo se prepara para voltar com sua escolinha de natação e a de basquete na quadra do ginásio Serra Freire.

Só lembrando: máscara sempre. 

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!