Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Paraense é referência em pesquisa histórica na imprensa brasileira

Bernardino Santos

PRESIDENTES

O jornalista paraense Rodrigo Vizeu é, hoje, um dos grandes nomes da imprensa brasileira, ligados à pesquisa histórica, que dá tempero e gosto ao passado. Depois de haver preparado vários podcats para o jornal “Folha de São Paulo” sobre os presidentes brasileiros, ele reuniu o conteúdo no livro “Os Presidentes – a história dos que mandaram e desmandaram no Brasil – de Deodoro a Bolsonaro.

Didático, culto e bem humorado, dono de um belo texto, Rodrigo segue a linha de Laurentino Gomes, que trata a história com respeito, leveza e sensibilidade. Coisa rara entre nós. Os autógrafos serão hoje à tarde, em Belém, às 17 horas, na livraria Leitura.

O jornalista Rodrigo Vizeu autografa seu livro sobre Presidentes do Brasil, hoje, em Belém (Divulgação)

TURISMO LOCAL

O Projeto Roteiros GeoTurísticos, da Universidade Federal do Pará, faz, hoje, o percurso  “Pela Estrada de Nazaré”, com informações sobre a história do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O trajeto terá início na porta principal do Mercado de São Brás, às 8h30.

RUA ILDEFONSO

A cidade de Óbidos homenageou o escritor Ildefonso Guimarães, dando o nome do “imortal” a uma rua. Faltava, porém, a placa. O professor e acadêmico Avertano Rocha tomou para si a missão de mandar confeccionála e hoje vai entregá-la ao também obidense e igualmente “imortal” Célio Simões, a fim que a envie para cidade natal do grande Ildefonso.

NOTA TRISTE

Belém acaba de perder duas figuras muito queridas: o músico Tácito Cantuária, que era pai dos amigos Mário Marcos Cantuária, além de sogro da querida Rosana Santos Cantuária, e o jornalista Guilherme Augusto. É a cidade ficando cada vez mais pobre....

Auricélia Medeiros das Neves e Erivaldo de Jesus Abreu Pereira casaram ontem e recepcionaram seus convidados na AP (Divulgação)

VTIRINE

- Keila Cardoso, que  oferece certificação inglesa e é especialista em vinhos da Provance, comanda hoje o curso de Enogastronomia – vinhos do mundo e harmonização, na Universidade da Amazônia.

- A mais antiga das romarias da quadra nazarena acontece amanhã, depois da missa das 7. É a Romaria da Festa. Sai comunidade São Brás e vai até a Basílica. É linda.

- A querida Lilian Edithe Gonçalves Pereira aniversariou e comemorou a data em família.

- Bethânia e Eduardo Souza já arrumam as malas para um giro internacional pela Nova Zelândia e Austrália.

- Neide Batista concluiu o curso superior de tecnologia em marketing pela universidade paulista.

- Bom dia para o amigo e cerimonialista Nélson Forte, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

- Vivendo o que, sabiamente, o “seu colega” Joaquim Antunes chama de “netrocracia”,  o período em que os netos governam, Denis Cavalcante pega a estrada e leva a turminha para Salinas.

- Por hoje, caríssimos, o que há. Amanhã, se Deus quiser, novamente aqui. 

- João Carlos Pereira.

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS