Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

O sábado santo tem Vigília Pascal, oração e proteção contra o coronavírus

Bernardino Santos

SÁBADO SANTO

Por causa da razão que todo mundo sabe, a Vigília Pascal será celebrada apenas na Catedral, sedes das Paróquias e no Carmelo Santa Teresinha. Não acontecerá a cerimônia do fogo e a liturgia terá um reduzido número de leituras, bem diferente de sempre, quando a história da salvação era contada longamente, ficando apenas o essencial.

Na parte da liturgia batismal, serão renovadas apenas as promessas do batismo. Tudo rápido e de forma bastante piedosa.

ORAÇÃO

Quem assistiu à celebração de ontem, com certeza se emocionou com a bela oração universal, que ganhou uma intenção especial pelos doentes, pelos defuntos e pelos que sofreram alguma perda. Era dirigida aos que foram atingidos, de alguma maneira, pela pandemia.

JUSTIÇA RÁPIDA

A Associação dos Magistrados Brasileiros criou uma campanha intitulada #ajustiçanãopara”. No Pará, entre 20 de março, quando começou o regime de trabalho diferenciado para magistrados e servidores e a suspensão dos prazos, até 1º. de abril, o Judiciário paraense registrou 6.828 novos processos e procedimentos, foram proferidas 9.476 sentenças ou decisões terminativas, 18.248 decisões interlocutórias e mais 38. 233 despachos.

NOTA TRISTE

A cidade perdeu, no meio desta pandemia, o arquiteto Edinaldo Mácola Rente, que partiu na quinta-feira Santa, após um procedimento cirúrgico. Edinaldo era arquiteto extraordinário e uma pessoa boníssima. Refinado em gestos e no modo de falar, um “quirido”, como ele gostava de dizer, era devotíssimo de Nossa Senhora de Nazaré, que deve ter ido à porta do céu para recebê-lo pessoalmente.

Os amigos Verena e Ronaldo Mendes estão cumprindo, direitinho, a recomendação de ficar em casa.

Verena e Ronaldo Mendes (Divulgação)

PRODUÇÃO LOCAL

O Laboratório de Neuroplasticidade está produzindo equipamentos de proteção individual, destinado a profissionais da saúde, usando impressoras de modelagem 3D para ajudar atender às demandas do Hospital Universitário João de Barros Barreto.

Quem se esconde (e se previne) atrás desta máscara com a marca de sua grade paixão clubística é “imortal” eleito Leonam Cruz Jr.

Leonam Cruz Jr. (Divulgação)

VITRINE

- Atenção, galera: se aparecer o número no visor do seu celular, por favor não atenda. É golpe. Em 10 segundos os bandidos roubam todos os seus dados. A informação é do Procon.

- Falar em golpe, não há como compreender que, diante do quadro que estamos vivendo, haja pilantras criando sites falsos para aplicar golpes nas pessoas que vão fazer dos 600 reais que o governo está dando a única maneira de sobreviver.

- A jovem Vanize Soeiro celebrou chegada da idade nova, em Colares, em casa, como deve ser.

- Como se dizia antigamente, “abril, águas mil”. E olha que ainda nem chegamos à metade do mês.

- Bom dia para a amiga dona Rosy Mendes, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

- O professor e advogado André Meira vai lançar mais um livro, no segundo semestre, prefaciado por Zeno Veloso.

- Só mesmo um coronavírus para deixar Salinas às moscas, numa época como esta. Melhor assim.

- Desejo que o sábado santo seja, de fato, o momento luminoso da passagem para uma vida nova e bem feliz.

- Quem ama a vida, fica em casa.

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BERNARDINO SANTOS