Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Novos livros, solidariedade, pupunha

Bernardino Santos

NOVOS LIVROS

O romancista Salomão Laredo está escrevendo o romance “Onze Bandeirinhas”, cujo título remete ao antigo local de festas no bairro do Guamá. Para tanto, realiza um penoso trabalho de pesquisa no bairro, escutando pessoas e instituições para obter registro memorial que dê mais autenticidade ao que ficciona na trilha do documental. lAinda este semestre, Laredo vai lançar, pela editora Empírio, o romance ficcional Pedral – Canal do Inferno -, que tem como cenário, o Pedral do Lourenço, no Lago Vermelho, em Itupiranga, sudeste do Pará, onde o governo pretende derrocar o pedral para abrir canal de navegação fluvial. Será, o que se chama modernamente, de romance-verdade.

SOLIDARIEDADE

O Conselho Regional de Odontologia do Pará vai iniciar um projeto de Odontologia Solidária, em parceria com a Casa da Sopa, que é coordenada pelo Padre Elói. As cirurgiãs-dentistas Jacy Matos e Kandice Martins estarão na equipe de trabalho.

PUPUNHA

Comentário geral na cidade: parece que nunca houve uma safra de pupunha tão grande como a deste ano. Por onde se anda, há pessoas vendendo o produto. Em Nazaré, perto da Basílica, uma pessoa vende uns cachos lindos.

MISSA VIRTUAL

O papa Francisco determinou que missa por ele presidida, todas as manhãs, na capela da Casa Santa Martha, onde reside, seja transmitida pela internet, para dar conforto aos que padecem do Corona vírus.

SOBREVIVEU

O sobrinho-neto do pintor Candido Portinari, João Pedro Portinari Leão, acaba de lançar o livro A Isca – uma história real. A autobiografia, publicada pela editora Edite, conta o episódio que marcou para sempre a vida do windsurfista, sobrevivente ao ataque de um tubarão-branco.

ADIAMENTO

Um quadro de indisposição, febre e dorzinha de garganta obrigou o desembargador Christo Alves, de 93 anos, a cancelar a sessão de autógrafos de seu novo livro, marcada para terça-feira, no TJ. Assim que estiver bem, nova data será anunciada. Saúde, amigo!

GASOLINA

Alguns postos de combustível, a partir do viaduto da BR, estão vendendo gasolina por um preço bem mais em conta do que os da capital. Se a pessoa for encher o tanque, vale a pena a pernada. Embora possa parecer, não é fack news.

PENSAMENTO

Só para refletir e recolocar a vaidade nos eixos: “desta vida, a pessoa só leva uma peça de roupa e, quase sempre, nem é ela quem escolhe”.

Leonor e Antônio, Ana Rita e Adelino Neto, todos Lourenço, em clima de confraternização 

VITRINE

- Uma pessoa especialíssima trocou de idade e recebeu enormes manifestações de carinho: o padre Giovani Incampo. Ele chegou aos 88 anos em plena forma física e com a cabeça de um menino.

- Geraldo Teixeira, um dos grandes nomes das artes plásticas da Amazônia, abriu, ontem, no Espaço Cultural “Lourdes Malcher”, a mostra “Alegoria”.

- Os professores Ernani Chaves e Jovelina Ramos participam de bate papo hoje, às 9 e às 18 horas, na livraria da UFPa., no pré-lançamento dos volumes 10 e 11 dos Diálogos de Platão.

- A notável Maria José Mendonça aniversariou ontem e comemorou a data em família. Em breve, ela parte em temporada de férias. Leopoldina e Mario Ribeiro, amigos muito queridos, passaram os dias de carnaval em Brasília.

- Bárbara Damas e Edithe Pereira estão expondo seus trabalhos no espaço de Eduardo Salame. Débora Goldenberg está num giro por Miami com um grupo de designers e arquitetos conhecendo novidades na área de décor.

- Bom dia para a amiga Sílvia de Paula, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

- Lea e Raymundo Mario Sobral completaram 61 anos de um casamento muito feliz.

- O querido amigo Francisco Cardoso, remista da melhor qualidade e marido da professora Célia Jacob, trocou de idade e fez celebração em família.

- Por hoje, o que temos. Amanhã, em reta final de interinidade, novamente aqui.

Os amigos Nélson Chaves, Fátima e Célio Simões fazem a vida cultural da cidade 
Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS