Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Maria Sylvia Nunes recebe o título de professora emérita da UFPA

Bernardino Santos

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e a esposa, Simone Neno, num momento de muito carinho com Maria Sylvia Nunes, no dia em que recebeu o título de professora emérita da universidade.

Emmanuel Tourinho, Simone Neno e Maria Sylvia Nunes (Divulgação)

João de Jesus Paes Loureiro, com Edy-Lamar e Miguel Oliveira, na sessão de autógrafos de seu novo livro.

João de Jesus Paes Loureiro, Edy-Lamar e Miguel Oliveira (Divulgação)

PAES LOUREIRO

O poeta João de Jesus Paes Loureiro, que acaba de completar 80 anos, registrou, num selo criado por Marcílio Costa, 70 anos de poesia. Ele chegou a essa data, a partir de um poema premiado nacionalmente, escrito para sua mãe e enviado para um certame promovido por uma revista. Desde então, nunca mais parou e se transformou num dos maiores poetas do Brasil.

O livro “Tridiáticos”, lançado no final de semana, abre uma série de novos títulos: um sobre estudos ligados à Amazônia, com autógrafos na Feira Pan, e um romance, o segundo que escreveu, pronto para sair ano que vem.

ABSURDO

Virou caso de polícia - porque é assalto à mão armada - a audácia dos “flanelas” que atuam às proximidades da sede da Assembleia Paraense. Eles cobram 20 reais para “vigiar” o carro.

TÍTULO

A cerimônia de entrega do título de professora emérita da UFPa. à Maria Sylvia Nunes se transformou num belo momento de carinho à homenageada. Amigos e admiradores lotaram o Teatro “Claudio Barradas”. Discursos breves e música deram o tom de elegância a um instante raro na vida cultural do Pará.

PAPA EMÉRITO

Os italianos saberão, primeiro que todo mundo, o porquê do título Papa Emérito que Bento XVI atribuiu a si próprio. A explicação está no livro que o escritor Rosario Vitali lançou, esta semana, em Roma, analisando o status do famoso morador do mosteiro “Meter Ecclesie”. Infelizmente ainda não há tradução para o português.

DATAS

Os muitos amigos do cardeal D. Orani comemoraram, em todo o país, duas datas muito caras a ele: os 14 de recebimento do palio, em Belém, e 8, no Rio.

VITRINE

• Será no dia 6 de julho o casamento de Renan da Silva Castro, filho de Pedro e Diana Castro e Lilian Soares Alves, filha de José Augusto e Leilianie Alves, na capela de Nossa Senhora das Graças e recepção na AP.

• O professor André Gaby vai lançar um site e um canal nas redes sociais sobre canto gregoriano, tema, aliás, de um belíssimo curso que ele ministrou.

• Hoje é dia de abraçar o comentarista de esporte e advogado Matheus Raymundo, que aniversaria.

• Quem aniversariou no final de semana foi a muito querida desembargadora do Trabalho aposentada Lygia Simão Luiz Oliveira.

• O amigo João Maroja passou o 1º final de semana das férias em Salinas fazendo aquilo de que mais gosta: ser avô.

• “Reminiscências do olhar”, a linda exposição de fotos da arqueóloga Edithe Pereira, fica em cartaz até dia 5, no espaço cultural do Tribunal Eleitoral, na rua João Diogo, ao lado dos Bombeiros.

• O calor está de lascar. E pensar que isso é apenas o comecinho do verão, porque o pior está por vir.

• A professora Tininha Rosário acaba de assumir a direção da Escola Legislativa e tem tudo para fazer um excelente trabalho na Alepa. Sucesso, Tininha.

• O casal Lourdes e Ivens Brandão completou 60 anos de casamento. São as chamadas Bodas de Diamante.

• Saber, você sabe. Todo mundo sabe. Quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.

• Bom dia para a amiga e jornalista Simone Amaro, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

• Por hoje, senhoras e senhores, o que temos. Amanhã, se Deus quiser, novamente aqui. Interinamente.

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!