Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Maio de Maria, Saudade, Tema, Gasolina, Feriado

Bernardino Santos

MAIO DE MARIA

Este mês de maio, que hoje começa, já anuncia o cenário para o pico da pandemia, no Pará. O mês de Maria, das Noivas e das Mães não terá a tradicional procissão das velas, em honra de Nossa Senhora de Fátima, na noite do dia 12, da qual participam cerca de 200 mil pessoas.

- No final do mês, quando é comemorado o aniversário da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré à elevação de Santuário Arquidiocesano, a imagem original, ou a do achado, descerá do Glória e poderá ser vista mais de perto, pelos fieis, através das redes sociais. Presencialmente, nem pensar.

- Finalmente, em maio, é feita a apresentação do cartaz do Círio que, este ano, será realizada via televisão e redes sociais, sem a presença dos fieis, que lotavam a Praça em busca da peça produzida, gratuitamente, pela Mendes Publicidade. 

SAUDADE

A semana que está terminando registra 30 anos de saudade de dona Celina Mártires Colho, esposa do professor Inocêncio Machado Coelho, um anjo de muita luz que viveu entre nós.

TEMA

O tema do Círio, este ano, como já foi anunciado, e serviu de base para a confecção do cartaz, é “Maria, cheia de Graça”. Como sempre acontece, o cartaz é um segredo guardado a sete chaves.

GASOLINA

Gasolina comum, a R 3,94, no centro de Belém, não é ficção. Existe. Antes da pandemia, apenas na estrada se achava esse valor.

FERIADO

Para quem vive em casa, recluso, escondido do corona vírus, todo dia é feriado. Mas, hoje, convém lembrar, é dia do Trabalho e, portanto, mais um motivo para permanecer em casa.

GRANDE OSWALDO

Para alegria e orgulho de seus companheiros de O LIBERAL, coube ao nosso colega Oswaldo Forte, chefe do setor de fotografias do Jornal, fotografar a imagem peregrina para o cartaz.

ESCOMBROS

Uma casa dominado pelo mato, já prontinha para vir ao chão, na avenida Nazaré, destoa da paisagem. Só não destoa mais porque a antiga casa do estudante de Roraima, ao lado do prédio onde morou o comerciante Jorge Age, no quarteirão seguinte, também está tomada pelo mato.

VITRINE

- Hoje é dia de celebrar a vida da notável e querida amiga Lúcia Couceiro, uma das melhores figuras da vida social e intelectual de Belém.

- As comemorações, claro, serão em casa. Um beijo, Lucinha. Especial carinho para a amiga Adria Bassalo Aflalo que aniversariou e ganhou “parabéns” virtuais, de vários cantos do mundo.

- A cidade está coberta de luta devido às muitas mortes por causa do covid 19. Pessoas muito queridas e conhecidas como Farid Massoud, Luiz Paulo Maia, André Saliba e Dione Lobato foram as vítimas mais recentes. A coluna está desolada.

- O casal Luzia e Claudio Moraes Rego acaba de completar 59 anos de um casamento extremamente feliz. Parabéns!

- Bom dia para a amiga Yolanda Maués, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã. O desembargador Georgenor Franco Filho e o juiz Ney Maranhão fazem live, hoje, às 11 horas, no “insta”.

- O professor-doutor Ernane Chaves comanda hoje, na página do grupo de filosofia contemporânea, no Face, às 18 horas, debate sobre o tema “ “memória do sofrimento em “o que significa elaborar o passado”, de Teodor W. Arne.

- Apenas para lembrar: dê carinho e atenção ao seu padre. Ele também está em isolamento. Denis Cavalcante, o cronista das sextas, escreve hoje, aqui no Cultura, sobre um encontro fortuito com um senhor, no Rio de Janeiro.

- O “drive thru” da OAB provou um congestionamento quilométrico, no último dia de vacinação gratuita aos membros da Ordem, com direto a um acompanhante.

- Por hoje, amigos, o que temos. Amanhã, se Deus quiser, novamente aqui. Por favor, fique em casa. A vida – sobretudo a sua – agradece.

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!