Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Homenagens a Edyr Proença e pensadoras

Bernardino Santos

Letícia Mattos, acadêmica de medicina e membro da Diretoria do CION, comemorou aniversário, em família.

Letícia Mattos (Divulgação)

Betânia Fidalgo Arroyo vai defender tese de doutorado no próximo mês de junho.

Betânia Fidalgo Arroyo (Divulgação)

A notável Leonor Lourenço Martins, na foto, com o esposo, Antônio, troca de idade esta semana. Parabéns, Léo.

Leonor Lourenço Martins e Antônio (Divulgação)

EDYR PROENÇA: 100

O centenário de nascimento do jornalista, radialista, músico e uma das melhores figuras que esta cidade conheceu, Edyr Proença, deverá ser comemorado, com pompa e circunstância, honra e glória, como diria a Lindanor Celina, assim que a pandemia acabar.

Os filhos Edyr Augusto, Edgar e Janjo vão lançar um CD com músicas inéditas do pai, cantadas por Andréia Pinheiro. O disco já está pronto, apenas aguardando a hora certa para ser entregue à cidade.
Outra homenagem a Edyr Proença – e essa ele iria achar mais do que especial - é uma gravação de D. Celeste Camarão Proença, sua esposa, cantando, à cappela, músicas de Gentil Puget. Até o fim do ano, Edyr Augusto vai providenciar um acompanhamento para lançar.

TUDO EM CASA

Como a vida não pode parar, mas todo mundo deve ficar em casa, já há barracas, na Feira da 25, mandando deixar na casa do freguês beijou, farinha e goma, porque paraense não vive sem isso. NOVOS PRAZOS O Conselho Nacional de Justiça suspendeu todos os prazos judiciais nas cidades onde tenha sido decretado o lockdown (ou seja: tudo fechado), até o momento em que vigorar a medida. 

FEIRA PAN

Do jeito como arrasta multidões para o Hangar Centro de Convenções, a Feira Pan Amazônica do Livro corre o risco de ser adiada. Mas, até o momento, não há posicionamento da Secult sobre o assunto. Agora, e sabe Deus por mais quanto tempo, o espaço está sendo usado como base para o importantíssimo hospital de campanha.

MAIS UM…

O contista Sérgio Sant´Ana foi internado, ontem, no Rio de Janeiro, com sintomas do vírus e respira com ajuda de aparelhos. Deus ajude que resista.

AUXÍLIO

A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará acaba de publicar um edital para concessão de auxílio financeiro de assistência estudantil, destinado aos estudantes dos cursos técnicos da Escola, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Serão 150 auxílios, no valor de R$ 400,00.

PENSADORAS

A Universidade do Estado do Amazonas criou um curso on line de estudos feministas , que começa no próximo dia 25.Serão 12 aulas, cada uma dando ênfase ao trabalho de uma mulher brilhante. Professoras de várias instituições de ensino superior do Brasil ministrarão as aulas. De Belém foi escolhida Loiane Verbicaro. 

VITRINE

Dinair e Rosivaldo Batista celebram, na base do “enfim sós”, 44 anos de um casamento muito feliz.

A lindinha Manoella Guimarães Nascimento, filha dos amigos Luzia Nadja e Manoel Santino Nascimento Júnior, trocou de idade e ganhou todo carinho do mundo, mas em casa.

A reitora Betânia Fidalgo Arroyo colocou ponto final em sua tese de doutorado. Deve defendê-la no próximo mês.

O nosso João Carlos Pereira, decano dos cronistas da imprensa paraense, escreve amanhã, aqui no Cultura, sobre a paisagem humana que se vê de sua janela.

Bom dia para a jornalista Simone Amaro, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

O reitor da Basílica, padre Luiz Carlos, já está 100% curado da covid, com as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré.

A pianista e professora Eliana Cutrim comemora, a distância, e em casa, os 18 anos da neta Jéssica.

Por favor, não esqueça: seu padre, sua paróquia e sua arquidiocese precisam, mais do que nunca, da sua generosidade.

Cantinho da poesia: “A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei./Meu fado é o de não saber quase tudo./Sobre o nada eu tenho profundidades./Não tenho conexões com a realidade.” Manoel de Barros.

Neste Dia das Mães, há uma lágrima de saudade pela minha amada Mimi Santos, que hoje nos protege do céu. É o primeiro Dia das Mães que passo sem ela.

Abençoado domingo a todos. Quem puder, fique em casa. Feliz dia das mães. 

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!