Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Fábio Xerfan comemorou aniversário em família

Bernardino Santos

ACORDO DE NY 
O Acordo de Nova York sobre pesca, absurdamente ratificado pelo Brasil, desrespeita os países emergentes e a Convenção da ONU sobre a matéria, observou o Professor Adherbal Meira Mattos, em recente Congresso jurídico. 
Conforme o Acordo, os países desenvolvidos violentam os periféricos com ameaças e ataques de drones, nos portos e em pleno alto mar. 
NAZARÉ 
Durante a Feira da Amazônia em Lisboa estará exposta uma imagem de N. S. de Nazaré, réplica da achada por Plácido, que atravessará o mar para divulgar o nosso Círio e abençoar os portugueses. 
COZINHA PARAENSE 
O já tradicional Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense fica fora do calendário deste ano, mas volta em 2020, com selo do Instituto Paulo Martins. 
NOTA TRISTE 
Infelizmente mais um registro de dor e saudade. Faleceu ontem o engenheiro Elias Sefer, que foi uma das figuras de destaque dos meios políticos e sociais do Pará. Paz a sua alma.
PRESSÃO ALTA 
Estudos indicam novas descobertas para combater a pressão alta. Baseados na Bíblia revelam que o hábito de comer azeitonas ou consumir azeite é uma grande prevenção para essa enfermidade que mata milhões de pessoas todos os dias. Mas é na folha de Oliveira, apontam os pesquisadores, que está o melhor antioxidante, capaz de regularizar todos os distúrbios que provocam pressão alta. 
GALVÃO E DALCÍDIO 
A biblioteca de Gurupá não tem mais nenhum livro de Dalcídio Jurandir, que morou no município no tempo em que o antropólogo Eduardo Galvão pesquisou material para seu livro sobre santos e visagens.
AVANÇOS DA IGREJA 
O cardeal D. Cláudio Hummes será o coordenador do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, em outubro. No tema, a causa ambiental e cidadania. Deve ser discutido, também, a permissão para padres casados continuarem a exercer o sacerdócio na igreja, assim como a aceitação de casais divorciados como ministros da eucaristia e outros trabalhos de evangelização.
TURISMO 
O Conselho de Turismo da Fecomércio unirá órgãos de diversas regiões do Pará, o trade turístico da capital, a direção da Abav Pará e a Associação do Jornalistas de Turismo, presidida por Christina Hayne. 
A coluna sugere há tempos a criação de eventos como o Festival do Açaí, Jogos Indígenas em Belém, Surf da Pororoca, Festival do Tacacá, Boi Bumbá, criar a Festa da Chuva, enfim, datas que possam atrair turistas para cá. Não podemos viver apenas do Círio de Nazaré. 
MARINAS
A proliferação de marinas na Região Metropolitana de Belém é uma prova viva de que o paraense não vive de costas para nossas águas. Seja próximas à Universidade Federal ou em Outeiro e Ananindeua, nossas orlas são tomadas de marinas com garagens para lanchas de todos os modelos e bolsos, jet skis e até embarcações menores de passeio, para os mais saudosistas. E são marinas bem arrumadas, com pessoal de manutenção, vigias, espaços para drinques e festas. Coisa chique. ORQUESTRA NO PITIU A Orquestra Jovem da Fecomércio, que se apresentou no Centro Cultural e Turístico Ver-o-Peso, do Sesc, no evento de criação do Conselho Empresarial de Turismo da entidade, surpreendeu a seleta plateia presente com o sucesso de Dona Onete, “No Meio do Pitiu”. 
 
VITRINE
  • A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belém (CDL), dirigida por Álvaro Cordoval, em parceria com Capacite e Sebrae, promove nos próximos dias 14 e 16, um seminário sobre capacitação expressa. 
  • Neste domingo a Assembleia Paraense celebra a Missa das Mães, às 10 horas, seguida do tradicional almoço na sede do Marco. 
  • Neste final de semana a igreja católica celebra a aparição da Senhora de Fátima. Acontecerá em Belém a procissão das velas. 
  • Bom dia para o meu amigo Gerson Peres, leitor da coluna logo no café da manhã. 
  • Não se sabe por que, a revista “Capital” deixou de chegar às revistarias de Belém. Só circula no Sul e Sudeste. 
  • Uma beleza a interpretação que a cantora Lia Sophia dá ao hino do Clube do Remo. 
  • Com o título “Saudades da minha mãezinha”, Dênis Cavalcante faz sua crônica de hoje em homenagem ao Dia das Mães.
  • O Hemopa lança campanha nesta sexta-feira para reforçar seu estoque, com o tema “Mãe que gera amor é mãe que salva vidas. Doe Sangue!”. 
  • Foi um sucesso o bazar das amigas Armínia Souza e Silvia Teixeira. Parabéns. 
  • Cantinho da poesia: “Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples do mundo.” (Manuel Bandeira) 
  • Por hoje é só. A musa me chama.
 
 
Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!