Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Exposição da UFPA e do MEP sobre Saramago já atraiu mais de 7 mil pessoas

Bernardino Santos

QUADRINHOS O professor Bruno Spacek Godoy, da UFPA, e o cientista Luciano Lopes Queiroz produziram a primeira revista em quadrinhos voltada para o ensino de ciências. O primeiro quadrinho de nome “Ciclos” foi publicado este mês e já está disponível, em inglês e português, no site de Queiroz.

RETROSPECTIVA Depois que deixou a direção do Museu de Arte do Estado, Sérgio Mello voltou a se dedicar ao trabalho como artista plástico e restaurador. Enquanto isso, prepara uma exposição retrospectiva da obra de seu pai, o grande Benedicto Mello. 

CIÊNCIA O Museu Goeldi – hoje o mais antigo em antigo em atividade, no Brasil - vai selecionar candidatos ao seu Programa de Bolsas de Iniciação Científica. As propostas podem ser endereçadas até 8 de março.

ENGANAÇÃO Quem for ao Ver-o-Peso para comprar “filhote” deve ficar atento. Há peixeiros (felizmente, a minoria), vendendo “barba chata” como se fosse o “filhote”. Como são muito parecidos, dá para enganar. O problema é que “barba chata” é muito gordo e a carne, bastante enjoativa. 

AINDA SARAMAGO A Universidade Federal do Pará e o Museu do Estado têm todos os motivos para celebrar a mostra Saramago em Belém. Nada menos do que 7.539 pessoas viram a exposição que, em termos comparativos, perdeu apenas para o Arte Pará, da Fundação “Romulo Maiorana”, com mais de 8.000 visitantes. Foram os dois grandes eventos do ano em Belém. 

TARSILA, ADEUS Primeiro foi o “Abapuru”, adquirido por um colecionador e exposto num museu de Buenos Aires. Agora, outra tela de Tasila – “A Lua” – vai deixar o Brasil e morar no Museu de Arte Moderna de NY, que a adquiriu por 20 milhões de dólares. E assim caminha a humanidade e o Brasil vai ficando mais pobre.

RESIDÊNCIA EM SANTARÉM A Universidade do Estado do Pará recebe, até dia 5 de março, inscrições do Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas remanescentes nos Programas de Residência Médica em Santarém. 

VITRINE

Lila Tupiassu, Rosa Assis e Ana Maria Cerqueira mudam de idade neste domingo e comemoram a data cercadas de muito carinho.

O chef Herlander Andrade passa o carnaval em Cametá, onde assiste à abertura da temporada de pesca do mapará.

Marcos Alves, igualmente chef, preferiu ver o mar de Salinas, convidado pelo médico Armando Morelli.

Quem também disse bye bye a Belém foram Leonor e Antônio Lourenço Martins. O casal vai brincar o carnaval no “sal”, rezando para que faça sol.

O “imortal” Antônio Lourenço representará o presidente do Rotary Internacional num encontro em Recife, promovido pelo Distrito 4.500.

A crônica de amanhã é sobre a cidade vazia e a delícia de estar nela, nestes dias consagrados ao rei Momo.

Bom dia para o amigo e dentista pacientíssimo Adonis Arouck, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

O sábio Zeno Veloso fará a conferência de abertura da Semana acadêmica da Uninassau, e a professora Pastora Leal, a de encerramento. Zeno, aliás, acaba de voltar de Cachoeiro do Itapemirim, a terra do cronista Ruben Braga, onde deu a aula inaugural da Faculdade de Direito local.

Clara Costa e Henrique Oliveira estão radiantes com a notícia de que serão avós. O casal ainda não conseguiu tirar o sorriso do rosto. Parabéns, amigos.

O médico Rosival Nassar, com quase duas décadas de dedicação à reprodução humana assistida, aponta que ainda hoje uma das principais causas da infertilidade feminina é a endometriose.

Marilda e José Scaff pegaram a estrada e foram passar o carnaval em Salinas.

Um domingo feliz para todos. Se chover, já sabe: faz parte. Amanhã é dia de folga para a coluna, que não descansa no carnaval.

Na terça-feira, se Deus quiser, novamente aqui. Interinamente, é claro. 

Bernardino Santos