Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Eleições, Círio da Vigia, Turismo, Mudanças

Bernardino Santos

ELEIÇÕES

Já está praticamente decidido que as eleições municipais de outubro serão adiadas para 15 de novembro com o segundo turno em dezembro. l Os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores serão prorrogados por mais dois ou três meses. Ou seja, os eleitos só vão assumir seus cargos em março.

ECLUSA E MEDO Depois de muitos anos, a eclusa da usina de Tucuruí foi usada para a passagem de embarcação da secretaria de Saúde de Itupiranga, que funciona como unidade de saúde e buscava um porto para atracar. Porém, não obteve licença de nenhum município à jusante da hidrelétrica para atracar. Todos estavam apavorados com o coronav;irus e, assim, o posto médico fluvial retornou a Itupiranga.

PADRE CASADO

A comunidade acadêmica aguarda o livro memorial que o professor Samuel Maia Amorim Sá está concluindo e que poderá ter edição no segundo semestre. Antropólogo e professor aposentado da UFPA, Samuel é sacerdote que deixou a batina para se casar com a médica Elisa Sá, de quem enviuvou.

CÍRIO DA VIGIA

Vigia vive o drama de não realizar o tradicional o círio de Nazaré, o mais antigo do Pará, no segundo domingo de setembro. O evento religioso voltará a ser realizado em 2020.

ESTATÍSTICA

O economista Renato Conduru debruçou-se sobre o número dos DAS do governo Bolsonaro que prometia durante a campanha reduzir drasticamente o número desses cargos como forma de “desinchar” o serviço público. l E mais: dos 32.694 comissionados do governo Temer, houve uma redução de apenas 2,5%, ou seja, caiu para 31.872.

TURISMO

Os prefeitos de Soure e Salvaterra, Guti Goveia e Valentin Lucas, esperam que os números de pessoas infectadas caia em junho para o turismo voltar a alavancar a economia da região à partir de julho.

SAFRA Posso garantir que a safra de açaí, a partir de agosto, será uma das maiores dos últimos anos. Vai bamburrar e o preço cairá, com certeza.É o que me informam produtores das ilhas onde os açaizeiros estão carregados.

MUDANÇAS Os estudantes da rede estadual devem voltar às aulas a partir do dia 1º de julho. Assim, as praias de Salinas, Mosqueiro e outras só vão receber os jovens apenas nos fins de semana.

FRADES Na paróquia dos Capuchinhos, em São Brás, vários frades idosos - muitos deles italianos - foram vítimas da covid-19. Agora, a paróquia conta apenas com os brasileiros, a maioria é de maranhenses.
 

VITRINE

- Neste mês de junho serão reiniciadas as obras de restauração do Palacete Bolonha. A eleição para a nova diretoria da Assembleia Paraense, prevista para a segunda quinzena de junho, deverá ser adiada para agosto. Enquanto isso, a campanha continua na AP com duas chapas. Uma encabeçada por Paulo Storino e outra por Wilsinho Figueiredo.

- Bom dia para o médico Oscar Teixeira, leitor da coluna logo no café da manhã.

- Foi adiado sem previsão de realização neste ano, o Congresso Multidisciplinar de Saúde, que seria realizado neste mês de maio, pela Unama, no Hangar Centro de Convenções.

- De modo virtual o professor Edson de Souza Franco proferiu palestra para os integrantes da Academia Paraense de Jornalismo.

- Como as academias estão fechadas, o amigo Eduardo Souza mantém a forma subindo e descendo a escadaria do prédio onde reside.

- Cumprimentos para Priscila Mcphee, esposa do médico Humberto Mcphee que ganhou idade nova ontem. Nazarezinha Paes de Carvalho aproveita o tempo ocioso do isolamento social, para dar continuidade aos estudos sobre cidades homônimas do Pará com Portugal.

- Com o projeto de Clínica Psicológica Virtual, a UFPA está atendendo pessoas que estejam precisando de apoio psicológico. Cantinho da poesia: “Mar, velho mar impenitente. Lâminas ondeadas navalhando o ventre do tempo.” (Fernando Tasso) É questão de cidadania. Fica em casa.

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!