Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Eleição na APL, Pesca, Poema

Bernardino Santos

ELEIÇÃO NA APL lA 

Academia Paraense de Letras se reúne amanhã para eleger (ou não) o sucessor de Orlando Zoghbi, na cadeira número 13. Estão no páreo Luiz Ramos, Veridiana Castro e Ronaldo Brasiliense. Se nenhum deles obtiver 21 votos nos três primeiros escrutínios, a eleição vai para segundo turno, com os dois mais votados. Esse é o tipo de votação mais complicado que há, porque dificilmente os eleitores mudam o voto. lO pleito acontecerá às 17 horas, na travessa Rui Barbosa, 1353. A próxima eleição será para preencher a vaga deixada por Sylvia Helena Tocantins (e Élder Lisboa), no dia 17 de março, e também há postulantes: Homerval Teixeira, Maria José Lima e Maria de Nazaré Ferreira.

PESCA

A Secretaria Municipal de Economia programou para o dia 12 deste mês o seminário “A pesca em Belém”, com lançamento de revista sobre o tema. Será no auditório da Esamaz, da Municipalidade.

POEMA

Conforme prometi, na coluna de domingo, aqui está o belo poema que Lilia Chaves escreveu para Maria Sylvia Nunes. Por uma questão de espaço, não há como mostrá-lo em sua forma vertical, mas cada barra indica um novo verso. l“como verias/- minha querida minha amiga/mãe de tantos de nós/ amor por todos cultivado -/como vês aí do escuro/nossos olhares buscando os teus/ desesperados contidos procurando vestígios de um alento ? (na ilusão vendo respostas que não vêm nossas mãos acenam ao invisível) se nos vês - querida nossa - /voltejando à roda de teu leito/pedimos - mudos -/que acolhas nossa esperança /e nos aconchegues/nessa ausência tua inconcebível” lOs amigos de Maria Sylvia se reunirão hoje, às 19h30, na Catedral, para rezar pelo eterno descanso de sua alma.

ROMA VAZIA

Amigo desta do coluna, que lê O LIBERAL, todos os dias, na Cidade Eterna, manda dizer que está impressionado com o imenso vazio em que Roma se transformou. Ficou, literalmente, às moscas. Os turistas sumiram, apavorados com o Corona Vírus. O comércio já sentiu o baque.

Aprovada em concurso público, Danielle Fátima Pereira da Costa tomou posse como titular da 8° Procuradoria de Contas do Ministério Público de Contas do Pará. 

VITRINE

- Fátima Haber programa para final do mês mais um delicioso encontro de amigos em volta de seu bufê árabe.

- A professora, escritora e “imortal” Nelly Cecília, após encerrar uma pesquisa sobre a música, na obra de Machado de Assis, começa a se debruçar sobre a biografia de Maria Callas.

- O desembargador Georgenor Franco Filho já cantou a bola: as grades do IEP podem ser o próximo alvo da gatunagem em Belém. Algumas ponteiras começara, a desaparecer.

- Os queridos amigos Lilian e Claudio Acatauassu estão de volta a Belém, depois de um breve giro por águas internacionais.

- Ullisses Campbell reúne amigos hoje, a partir das 19 horas, no hall social do edifício sede do grupo Liberal, para sessão de autógrafos de “Suzane – assassina e manipuladora”. Apoio Grupo Liberal, Temple e Editora Matrix. Será no dia 21 deste mês, na Praça da República, a 6ª caminhada Down de Belém.

- Bom dia para a amiga Márcia Vianna Mattos, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã. Vai até dia 18, no Castanheira, a mostra “Mulheres de Belém e o desafio do tempo” com fotos de grandes mulheres como Eneida, Bettina Ferro de Souza, Clara Pandolfo, Maria das Dores Miranda Duchene e Maria Anunciada Chaves.

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS