Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Cultura,Meio ambiente, Cinema, Solidariedade

Bernardino Santos

CULTURA

O projeto Sesc Cultural ComVida recebe, até 7 de junho, projetos de artistas de todo o país, em diferentes áreas. As inscrições devem ser feitas pela internet. Serão contemplados até 470 projetos de arte educação, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, biblioteca/ literatura, música e patrimônio cultural, com investimento previsto de R$ 587.500,00.

- Objetivando destacar trabalhos não divulgados nos grandes meios de comunicação, o projeto inclui ainda oficinas, debates e podcasts com profissionais que integrem o sistema produtivo da cultura.

MEIO AMBIENTE

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre hoje, o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará realizará a XXIX Semana do Meio Ambiente do Numa, em formato virtual, com o tema “Tensões e Ações Ambientais em Tempo de Pandemia”.

CINEMA

O Brasil vai estar presente no festival de Cannes, com data ainda indefinida, com o longa “A Casa de Antiguidades”, de João Paulo Miranda. Ao contrário do que o título sugere, não trata de um antiquário, mas da vida de um operário negro em uma cidade fictícia de colonização austríaca no sul do Brasil.

GRANDE MACHADO

Olhem que coisa interessante: a nova tradução para língua inglesa do clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, lançada esta semana, nos Estados Unidos, pela editora Penguin Classics, teve a tiragem vendida em um dia.

SOLIDARIEDADE

A antiga “escolinha” da Universidade, agora Escola de Aplicação da UFPA continua arrecadando alimentos para formar cestas básicas e distribuí-las a famílias da comunidade escolar que necessitam de auxílio para a complementação alimentar.

PARCERIA

A juíza da Comarca de São Domingos do Araguaia, Pamela Carneiro Lameira, destinou R$ 20 mil ao Fundo Municipal de Saúde. l A verba é decorrente de prestações pecuniárias, recolhidas junto ao juízo e será utilizada na aquisição de materiais e equipamentos necessários ao combate do novo corona vírus. Belo exemplo.

NOTA TRISTE

Belém perdeu um professor que dignificava a profissão como poucos: Celso Michilis Barreto morreu na quarta-feira, vitimado pela covid. Era um nome estimadíssimo. A Faci, onde trabalhava há 11 anos, decretou luto e suspendeu o expediente.

VITRINE

- As melhores energias da coluna para o amigo Mauro Monteiro, marido da psicóloga Lena Mouzinho, que toca a vida com alegria, apesar dos sustos que o mundo prega.

- O abraço especial da coluna vai para o acadêmico de engenharia Naval da USP Enzo Klautau Gomes, que aniversariou e, como todo mundo que tem juízo, comemorou a data em casa.

- A querida Márcia Yamada trocou de idade e comemorou a data em casa, cuidando dos afazeres domésticos.

- Faz um mês que a cidade perdeu o nosso grande Aurélio do Carmo. Força, amiga Mariete do Carmo.

- As imagens do aeroporto de Belém e do Ver-o-Peso superlotados dispensam qualquer comentário. Se vier uma segunda onda da covid, ninguém terá o direito de se surpreender.

- Ontem, em Paris, segundo vídeo que circulou nas redes sociais, a muvuca era tamanha, que dava a impressão de nunca houve coronavírus.

- Perguntar não ofende, mas o que o Brasil está fazendo com a memória de Zumbi?

- Bom dia para o amigo Paulo Barroso Rebello, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

- Cantinho da poesia: “Nunca senti algo assim antes/ um olhar mais forte, uma ansiedade/Desejo te ver a todo instante”. Leonam Gondim da Cruz Jr. Ficar em casa é uma questão de cidadania. Por favor, fique

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!