Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Cerimônias católicas mudam em Belém em função do coronavírus

Bernardino Santos

DIAS SANTOS

Como amanhã é  quinta-feira Santa, um dia especial para os cristãos católicos do mundo todo, que, agora,  somam 1 bilhão e 300 mil pessoas, e a coluna não funciona, antecipo algumas práticas possíveis aos fiéis e outras canceladas.

NÃO HAVERÁ

Devido às medidas de prevenção ao coronavírus tomadas pelo Papa e reproduzidas em todas as dioceses do mundo, aqui, com redobrada atenção de D. Alberto, a cerimônia do lava-pés será omitida. No final da missa do da Ceia do Senhor não acontecerá a procissão do Santíssimo.

SEM POVO

Todo mundo já sabe, mas nunca é demais recordar: a Igreja deseja que os fieis fiquem em casa, por isso as portas continuarão fechadas. Os padres que não puderem celebrar a santa missa deverão rezar as vésperas.

TUDO NA TV

Todas as cerimônias da quinta e da sexta-feira Santas serão transmitidas pelas emissoras católicas e redes sociais.

EDUCAÇÃO

A Secretaria de Estado de Educação recebe, até amanhã, inscrições para a formação continuada de professores paraenses. Os cursos são a distância e abrangerão todas as áreas de conhecimento, inclusive a educação especial. Podem participar professores efetivos e temporários das redes municipais, assim como da rede estadual de todo o Estado do Pará.

GRANDE AJUDA

O Grupo Solidariedade, formado professores da Uepa e profissionais de outras categorias, começou a arrecadar doações em dinheiro ou materiais e insumos para compra ou produção de EPIs, para serem distribuídos para profissionais de saúde de municípios próximos a Belém.

VITRINE

- Hoje é dia de abraçar, com especialíssimo afeto, umas das melhores personalidades da vida cultural de Belém: o arquiteto Alcyr Meira, que hoje aniversaria. Professor emérito da UFPa., presidente da Academia Paraense de Letras e um ser humano raro, Alcyr celebrará a data em casa, ao lado de sua querida esposa, Francy.  Parabéns, querido amigo.

- Bira e Ana Célia Bahia estão impressionados  com o realismo da série sobre o dr. Freud, sobretudo com a reconstituição de época.
 
- Bom dia para o amigo Mário Camarão, coordenador do curso de jornalismo da Unama e leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

 - O cantor Fagner postou, nas redes sociais, uma linda homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e ao Círio.

- Muito boa a campanha dos artistas e das emissoras de televisão, juntas, em favor da vida, estimulando a solidariedade.
 
- A Secult prorrogou até sexta-feira as inscrições ao edital preamar de Cultura e Arte. 

- Uma feliz e abençoada quarta-feira Santa para todos. Amanhã, dia de folga, mas, na sexta-feira Santa, novamente aqui.

- Todos em casa. Seja consciente.

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!