Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Cadeira vazia, recesso, literatura, álcool em gel

Bernardino Santos

CADEIRA VAZIA 

O presidente da Academia Paraense de Letras, Alcyr Meira, declarou vaga a cadeira que pertenceu à poeta e prosadora Sylvia Helena Tocantins e, depois, ao juiz Élder Lisboa, que se elegeu, mas não tomou posse porque a morte atrapalhou seu sonho. Os três candidatos inscritos não obtiveram 21 votos. A votação foi para segundo turno, e, ainda assim, os dois mais votados não conseguiram a maioria. 

As cadeiras de Orlando Zoghbi e Sylvia Helena continuam vagas. O presidente da Academia marcará novas eleições e, se assim desejarem, os candidatos poderão tentar outra vez.

RECESSO

que concluir a eleição dos candidatos à imortalidade, a APL deverá seguir o exemplo da Academia Brasileira de Letras eentrará em recesso.

DIA DOS PAIS

Ontem, em Portugal, celebrouse o Dia dos Pais. A data tem razão de ser: a comemoração alude à festa de São José, Pai terreno de Jesus e patrono da Igreja Universal. Aqui, como se sabe, é no segundo domingo de agosto, um nada a ver, puramente comercial.

LITERATURA

Uma das maiores sonetistas do Pará, a poeta Sarah Rodrigues, se prepara para lançar um novo livro na área da literatura voltada para jovens, tendo como palco o mundo das lendas.alcoo em gel Os supermercados + Barato Plaza e + Barato Tapanã esperam enorme carga de álcool em gel, que vai vender a preço de custo, sem visar ao lucro, para a população. Dessa forma, dão sua colaboração para ajudar a conter a pandemia entre nós.

TERAPIA

O Conselho Federal de Psicologia, diante da pandemia, autorizou, até abril, sessões de terapia on line. Se o paciente desejar presencial, o terapeuta terá de abrir janelas e ficar bem distante, além, é claro, de evitar aperto de mãos, abraços etc etc etc. Valei-me, minha Nossa Senhora de Nazaré!

CANAIS LIMPOS

Em meio às tristíssimas notícias sobre a pandemia, chegam, de Veneza, as imagens dos canais com água cristalina, nas quais se veem, inclusive, peixinhos nadando. Isso leva a pensar que é a mão humana a responsável pela sujeira e pela poluição daquelas águas.

NOTA TRISTE

Foi com muito pesar que a comunidade jurídica recebeu a informação da morte da desembargadora Nadja Nara Cobra Meda. Em nome do Bernardino, que era amigo pessoal da desembargadora, foi seu contemporâneo na faculdade de Direito (vocês sabiam que o Bernardino é advogado?) e tinham uma relação fraterna muito próxima com ela, a coluna apresenta sinceros pêsames à família.

VITRINE

- O poeta Milton Meira está divulgando, pela internet, poemas e textos esparsos de sua grande (e bonita) produção. Deveria reunir tudo e transformar em livro. Milton, está na hora.

- Nossa muito querida Peta Falesi Baena precisou se submeter a uma leve cirurgia, mas já está em forma, apenas proibida de falar. Isso é possível, Ronaldo?

- O Magazan está distribuindo nas redes sociais o protocolo que adotou para conter a pandemia. Coisa de primeiro mundo.

- A querida amiga. D. Arlete Pardini Chamié trocou de idade e comemorou a data, em São Paulo, onde reside, ao lado da família. Timtim, dona Arlete.

- O amigo Célio Simões está guardando, seriamente, a quarentena e se mantém confinado em casa, saboreado as delícias preparada pela esposa, Fátima.

- A notável Isabel Benone passou por cirurgia de catarata, graças a Deus muito bem-sucedida, e está vendo o mundo com há muito tempo não podia.

- O Sesc Pará suspendeu todas as suas atividade previstas para este mês. Está fazendo a sua parte.

- O cronista Denis Cavalcante arrumou as malas e se mandou para Salinas, onde pretende ler e escrever. Quanto mais longe de multidões, melhor. Com tempo fechado, shoppings com horário reduzido e supermercados lotados, o jeito é ficar em casa. Uma sexta-feira de paz e de tolerância a todos. Ainda por aqui, até domingo. Depois o Bernardino reassume. Fui.

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS