Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Atividades presenciais no TJ-PA, live pela Amazônia e sinais misteriosos vindo do espaço

Bernardino Santos

A desembargadora Vânia Forte Bitar foi a magistrada que mais produziu pelo sistema virtual, nesta quarentena. Foram 109 decisões terminativas e 82 interlocutórias.

Vânia Forte Bitar (Divulgação)

O jurista Zeno Veloso, uma das melhores figuras do cenário, troca de idade amanhã. Daqui vai o nosso abraço antecipado.

Zeno Veloso (Divulgação)

JUSTIÇA

O Tribunal de Justiça começou o planejamento de retorno às atividades presenciais para feitos que lá tramitam, presumindo a retomada integral dos serviços até o dia 15 de junho.

Entre os critérios estabelecidos, encontra-se a identificação de quem poderá voltar ou não ao trabalho presencial. Quem assim não puder, ficará, remotamente, no exercício das atividades.

PELA AMAZÔNIA

Uma super live, integrada por artistas como Jane Fonda, Morgan Freeman, Wagner Moura, Maria Gadu, Peter Gabriel e Carlos Nobre, patrocinada pela Artist United for Amazonia, foi realizada ontem em favor dos povos indígenas ameaçados pela Covid 19.

MISTÉRIO

O Fast, maior radiotelescópio do mundo, capturou sinais misteriosos vindo do espaço profundo. A China com um poderoso instrumento denominado Tyanyan, parte na frente, num amplo programa astrobiológico.

FARMÁCIAS

A disputa entre farmácias de manipulação, em Belém, está tão acirrada, que algumas começaram a reduzir os preços em até 50%.

SUBIU TUDO

Profissional da área de informática quase teve um troço, quando recebeu o orçamento para a montagem de uma CPU. Em dois meses, com a alta do dólar, os valores praticamente dobraram.

GASOLINA

Enquanto as peças de computador subiram, o preço da gasolina despencou e não ultrapassa a barreira dos quatro reais. Pelo menos nos postos do centro.

ORATÓRIA

Á pedido da Presidente da Academia Paraense de Jornalismo, Franssinete Florenzano, o professor Edson Franco ministrará um curso de oratória on line para integrantes desse silogeu.

PROTESTOS

Ao chamar de “Noites dos Cristais” para a operação da Polícia Federal que cumpriu mandados de busca e apreensão, entidades israelenses protestaram contra essa comparação.

A “Noite dos Cristais” perpetradas por nazistas em 1938, deram início a uma empreitada que culminou com a morte de 6 milhões de judeus e outras minorias.

DESPEDIDA

Um grande cemitério parque de Belém informa, pedindo divulgação, que a proibição legal de não aglomeração em tempos de pandemia, continua válido em proteção aos próprios familiares no momento da despedida.

REPERCUSSÃO

A reunião do presidente Bolsonaro e seus ministros, divulgada pelo STF, continua repercutindo negativamente, fora do Brasil.

ÓDIO E PAZ

Opinião que ninguém me pediu: ao invés de um “gabinete do ódio”, porque não surgiu um “gabinete da paz”, com ânimos mais calmos?

VITRINE

Betânia Fidalgo Arroyo vai defender sua tese de doutoramento, no próximo dia 8 junho, de modo virtual. É isso aí. A vida não para.

O presidente do Instituto dos Advogados do Pará, Clóvis Malcher Filho, vai remarcar o jantar festivo dos 95 anos da instituição.

Um poema atribuído a Fernando Pesso circula nas redes sociais com fórmula de auto-ajuda. Não é do poeta português. Na verdade, o texto pertence a Fernando Sabino.

Bom dia para a amiga Francy Meira, leitora da coluna logo no café da manhã.

Nélia Ruffeil está de volta à casa, após ter acompanhado o pai, por nove dias, no hospital, mas livre da covid-19.

O advogado e jornalista Expedito Leal, bom amigo e companheiro, aniversaria amanhã. Aos muitos abraços que irá receber, junto os meus.

Enquanto trabalha virtualmente, Leonam Cruz Jr está escrevendo histórias para o público infantil.

Meu amigo poeta Ronaldo Franco está concluindo o primeiro volume da Antologia da Poesia Paraense.

Ao mesmo tempo, o poeta Airton Souza anuncia o lançamento do sexto anuário da poesia paraense.

A solidariedade da coluna ao companheiro Jorge Ferreira, aqui de O Liberal, que acaba de perder sua mãe.

Nosso cronista João Carlos Pereira, que passou alguns dias isolado do mundo, sem internet, escreve amanhã, aqui no Cultura, sobre o voluntariado a uma viagem ao planeta Marte.

Cantinho da poesia: “Você que veio de dentro da saudade que eu sentia. Você que renasceu do meu segredo”. (Maurício Duboc).

Bom domingo, mas fique em casa.

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!